Nesta terça-feira, 22, apesar de os índices relacionados às chuvas terem diminuído, Angra dos Reis continua em alerta máximo. A desmobilização deste cenário será efetuada por mensagem do Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais de Angra dos Reis (Cemaden-AR), a partir da diminuição total dos índices pluviométricos acumulados e da previsão de melhora referente à meteorologia. O anúncio do retorno à normalidade poderá acontecer nas próximas horas, de acordo com a Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil.
A previsão é de que os próximos dias sejam de sol no município. Atualmente, 29 pessoas permanecem em dois pontos de apoio localizados no Belém, aguardando apenas as vistorias que estão acontecendo. Dos 63 pontos de apoio, 33 foram ativados durante as chuvas que assolaram a cidade no último domingo, e continuam à disposição da população.
Foram efetuados 27 cortes de árvores desde o começo das chuvas até o presente momento. Três resgates de moradores que tiveram dificuldade de saírem de suas residências foram feitos, e todo o sistema de alerta e alarme – sirenes, pluviômetros e mensagens de SMS – da Defesa Civil foi acionado.
Trechos da Estrada do Contorno nos dois sentidos – Colégio Naval e Retiro –, na Estrada da Banqueta e na Ribeira – no final da Ilha do Arroz – ainda estão parcialmente interditados, com a passagem de veículos de pequeno porte sendo efetuada. O motivo da interdição tem a ver com a necessidade da presença da Enel nos trechos, para fazer a retirada dos fios de energia elétrica e possibilitar que o trabalho da Prefeitura seja efetuado com celeridade e segurança.
A Defesa Civil segue monitorando via Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais de Angra dos Reis (Cemaden-AR), com a informação de que em breve a situação voltará à normalidade na cidade.