Implantado no município há um ano, o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais de Angra dos Reis (Cemaden-AR) funciona como um órgão que envia alertas à população de forma preventiva, na intenção de avisar à comunidade sobre situações de risco. Nas chuvas que assolaram a cidade no dia 20 de abril, ele teve papel importante na pronta resposta quanto às possíveis consequências do mau tempo.
Com a sede instalada na Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil, o Cemaden-AR trabalha 24h por dia. Ele é responsável por dar início ao sistema de alerta e alarmes do município e por ativar o plano de contingência, a partir do monitoramento da evolução dos índices pluviométricos.
Apesar de a atuação do Cemaden-AR começar ainda no fornecimento de palestras educativas para a população, ministradas pela Defesa Civil, na intenção de que todos entendam o funcionamento de todo o sistema, o trabalho prático começa com a produção de um boletim para todo o corpo operacional do órgão, sobre a previsão do tempo para as próximas horas – com um aviso informando quanto à possibilidade de chuva forte ou não, por exemplo.
Caso a chuva se confirme, é enviado um SMS a toda a população que vive em áreas de risco, assim como para o corpo operacional, informando sobre as condições climáticas adversas. Nessa primeira mensagem, o morador ainda não é orientado a sair de casa, mas sim, a ficar em estado de atenção. Se a chuva se intensifica e os índices evoluem, é emitida uma nova mensagem, de evacuação, juntamente com a ativação do toque de uma das 20 sirenes instaladas no município.
– É por aqui que começa todo o plano de contingência. Acionamos as equipes para vir para a base e para as tomadas de decisões, contando com o apoio do setor de integração comunitária, que é responsável por informar aos responsáveis pela abertura dos pontos de apoio. Paralelo a isso, quando as pessoas chegam a sair de casa, também acionamos a Prefeitura, a Ação social e a Educação, já que os pontos de apoio normalmente são formados por escolas. As outras secretarias são chamadas conforme a demanda necessária. O sistema é ativado gradativamente – explica o diretor do Cemaden-AR.
Angra dos Reis é a 3ª cidade do Brasil em relação à quantidade de inscritos no serviço de mensagens preventivas através do SMS; no estado, ela lidera o ranking dos municípios com maior adesão. Além disso, a cidade conta com 45 pluviômetros, equipamentos usados para recolher e também medir a quantidade em milímetros de chuva, granizo, orvalho, garoa etc. durante um determinado tempo e local, e três estações que monitoram o nível de volume dos rios.
– O Cemaden-AR é o órgão da prefeitura responsável por monitorar 24h por dia a quantidade de chuva que cai no município. Nenhum outro departamento da Defesa Civil representa tão bem a evolução no modo de operar da secretaria quanto ele – resume o secretário executivo de Proteção e Defesa Civil.