Chuvas deixam Angra em estado de alerta

Defesa Civil enviou mensagens de evacuação ainda na quinta-feira, às 23h50; pontos de apoio já estão recebendo famílias

Sexta-Feira, 01/04/2022 | Secretaria de Proteção e Defesa Civil .

Por conta das fortes chuvas que assolaram o município na virada de quinta, 31 de março, para sexta-feira, 1º de abril, a Defesa Civil Municipal decretou estado de alerta em Angra dos Reis. No continente, a chuva alcançou a marca de 70 mm; já na Ilha Grande foram registrados 408 mm em Araçatiba e 416 mm no Abraão.

Todas as 20 sirenes do município começaram a ser acionadas às 4h, na intenção de avisar à população que vive em áreas de risco sobre a necessidade de deslocamento para os pontos de apoio do município. Ao todo, 85 escolas da rede pública municipal de ensino tiveram as aulas suspensas e estão à disposição para receber os moradores.

No momento, duas famílias estão abrigadas: uma na Escola Municipal Professor José Americo Lomeu Bastos, no Morro do Abel, e outra na Escola Municipal Brigadeiro Nóbrega, na Ilha Grande.

Mensagens de evacuação também foram enviadas aos moradores da Vila Histórica de Mambucaba, Morro da Boa Vista, Parque Perequê e Parque Mambucaba, em função do risco exclusivo de alagamentos nessas localidades, com a junção das fortes chuvas e da maré alta.

Uma equipe composta de 40 profissionais da Secretaria Executiva de Serviço Público já está se deslocando à Ilha Grande para reforçar as ações relacionadas às chuvas.

Nessa quinta-feira, 31 de março, o Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais de Angra dos Reis (Cemaden-AR) já havia informado que existia a possibilidade de chuva forte no município nesta sexta-feira e no sábado. A Defesa Civil enviou SMS atualizando o cenário metereológico aos moradores.
Em Angra, quase 37 mil pessoas estão cadastradas no sistema de aviso por SMS, que é gratuito. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário metereológico, é necessário enviar um SMS para o número 40199, informando apenas o CEP da residência, pousada, hotel, local de trabalho etc. Mesmo sem créditos, o cidadão inscrito recebe as mensagens.

A Prefeitura segue monitorando os núcleos de chuva nos radares e fazendo a leitura dos pluviômetros. É importante que os moradores fiquem atentos a todas as orientações da Defesa Civil e, em caso de necessidade, liguem para 199 / (24) 3365 4588.