União e Estado se unem à Prefeitura para reestruturar Angra

Presidente, governador e o prefeito de Angra estiveram, nesta segunda-feira (4), no bairro mais atingido pelas chuvas

Segunda-Feira, 04/04/2022 | Secretaria de Proteção e Defesa Civil .

Angra dos Reis, que nos últimos dias, sofreu consequências severas em função do volume histórico de chuva registrado e está em estado de emergência, recebeu nesta segunda-feira, 4 de abril, o presidente da república e o governador do Rio, que vieram prestar apoio ao prefeito. União, Estado e Prefeitura já trabalham em conjunto para apoiar as famílias e reestruturar a cidade.

Durante a tarde, a comitiva esteve no bairro Monsuaba, que foi o mais atingido pelas chuvas. Presidente, governador e prefeito foram à Rua Professor Francisco Cezário Alvim, onde um deslizamento de terra provocou 10 mortes. Um corpo segue sendo procurado pelo Corpo de Bombeiros.

Depois, o prefeito levou o presidente e o governador até a Escola Municipal Raul Pompeia, que está aberta como ponto de apoio para a comunidade local e, no momento, presta assistência a 130 pessoas.

- Levei o presidente e, mais uma vez, o governador do Estado, para verem de perto o que aconteceu naquele deslizamento. Conversamos com as pessoas e visitamos o abrigo que está recebendo os moradores. União, Estado e Município estão trabalhando juntos, com o apoio da comunidade, para apoiar quem mais precisa neste momento – afirmou o prefeito de Angra.

O prefeito ainda destacou que a construção de 96 moradias foi confirmada para o bairro da Monsuaba, para atender as pessoas que perderam as suas casas e as que tiveram as suas residências interditadas por estarem em área de risco.

- A Prefeitura vai ceder o terreno para a construção e os Governos Federal e Estadual vão custear as obras das moradias e a urbanização da área. Vamos trabalhar juntos para reconstruir o bairro e a nossa cidade. Neste primeiro momento os moradores receberão aluguel social, e depois, suas residências – disse.

Outra luta do prefeito é pela reestruturação da BR-101, que possui vários pontos de obstrução, e da RJ-155, que está com o trânsito em meia pista. Para isso, ele solicitou ao Governo Federal uma resposta mais rápida por parte da CCR, que possui a concessão da Rio-Santos; ao Estado, pediu uma ação definita do Detro para garantir a segurança da via estadual. Pelas condições das estradas não permitirem a execução do Plano de Emergência, o Município chegou a pedir o desligamento das usinas nucleares.

MAIS INFORMAÇÕES
- 10 óbitos foram registrados na Monsuaba. Um morador segue sendo procurado pelo Corpo de Bombeiros.
- Segundo moradores, pode haver até quatro pessoas desaparecidas na Ilha Grande.
- Buscas continuam.
- 256 pessoas estão nos pontos de apoio abertos pela Prefeitura, recebendo apoio das equipes da Assistência Social, Educação e Saúde.
- 38 pontos de apoio abertos

AULAS SUSPENSAS
- Nessa terça-feira, 5 de abril, as aulas das escolas da rede pública municipal continuam suspensas

SAÚDE
- Moradores da área da ESF da Carioca passam a ser atendidos na Clínica da Família
- Equipe do Samu atenderá os moradores da ESF Portogalo e da ESF Cantagalo

DOAÇÕES
- Doações podem ser entregues, das 9h às 16h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, na Praça Marinha Greenhalgh, 59, ao lado do Teatro Municipal.
- Itens mais necessários: água, toalhas, colchões, produtos de higiene pessoal e materiais de limpeza.

TRANSPORTE PÚBLICO
- Linhas paralisadas: 101 – Cantagalo e T10 - Div. Mangaratiba
- Linhas com funcionamento parcial: 104 – Monsuaba Micro, 300 – Japuíba X Ponta Leste e T11 – Ponta Leste
- Demais linhas operam horário reduzido em virtude das condições das vias.

SITUAÇÃO DAS ESTRADAS
- BR-101: fechada a partir da Monsuaba, com várias obstruções
- RJ-155: meia pista liberada
- Estrada do Contorno: com retenções

DEFESA CIVIL
- Em caso de emergência o morador pode ligar para 199 ou (24) 3365-4588.