Alertas meteorológicos de nível muito alto, com riscos de tempestades, enchentes ou deslizamentos de terra, serão enviados à população de Angra dos Reis em mensagens que sobressaem na tela dos celulares. A tecnologia Flash SMS – mensagem que aparece em tela cheia no celular e não vai para a caixa de entrada – obriga os moradores a ler o aviso. O alerta meteorológico só sairá da tela inicial dos celulares depois de lido.
Todos os moradores inscritos no sistema de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Angra dos Reis receberão as novas mensagens automaticamente, sem precisar fazer um novo cadastro. Angra foi escolhida como uma das primeiras cidades do país para participar do projeto piloto do governo federal devido às fortes chuvas que atingiram o município durante o verão nos últimos anos.
Na sexta-feira, 13, uma reunião remota organizada pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) detalhou para os representantes das defesas civis das sete cidades que receberão o projeto como será seu funcionamento. Quando houver risco de desastres naturais, como tempestades, enchentes ou deslizamentos de terra, alertas serão emitidos via pop-up diretamente na tela dos celulares da população cadastrada. Com tecnologia Flash SMS, a leitura da mensagem com o alerta meteorológico não poderá ser ignorada.
No Estado do Rio de Janeiro, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional também escolheu Petrópolis (RJ) para participar do projeto piloto, além de Angra dos Reis. Outras cinco cidades foram selecionadas: Anápolis (GO), Parauapebas (PA), Juiz de Fora (MG), Petrolina (PE) e Paranaguá (PR), municípios considerados críticos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e CENAD, com grande volume de alertas de emergência entre outubro de 2021 e março de 2022.
– O novo sistema vai potencializar significativamente o sistema de alerta e alarme da Defesa Civil de Angra dos Reis. Temos mais de 40 mil cadastrados no nosso banco de dados e essas pessoas já vão participar automaticamente desse novo alerta de risco meteorológico via Flash SMS – explica o coordenador de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Angra dos Reis, Leandro da Silva Nunes.
Nesta fase inicial do projeto, o principal objetivo é avaliar o funcionamento do sistema de alerta e sua receptividade de uso pela população. Como o Flash SMS se apresenta de maneira quase intrusiva ao usuário do serviço de telefonia móvel, na medida em que o recebimento da mensagem inviabiliza o uso do celular até que haja uma ação para marcar sua leitura, serão avaliadas as reações dos usuários e o uso por parte das defesas civis.
A partir dos resultados obtidos com o projeto piloto, será construído um modelo de utilização complementar entre SMS, flash e cell broadcast – método de envio de mensagens para vários usuários de telefones móveis em uma área definida ao mesmo tempo.
Como se inscrever no sistema de alerta e alarme da Defesa Civil
1 – Envie um SMS do seu celular para o número 40199;
2 – Coloque apenas o número de seu CEP`, sem espaço e símbolo;
3 – Você receberá uma mensagem informando que seu cadastro foi realizado com sucesso (o serviço é gratuito).