Prefeitura apresenta novidades para a Rua Cesário Alvin

Realizado na sede da Defesa Civil, encontro teve o objetivo de mostrar os projetos e novidades para a localidade.

Sexta-Feira, 16/06/2023 | Secretaria de Proteção e Defesa Civil .

Na noite desta quinta-feira, 15 de junho, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional e da Defesa Civil, apresentou as intervenções e as atualizações dos projetos desenvolvidos para atender os moradores da Rua Cesário Alvin, na Monsuaba.

Na apresentação, os responsáveis deixaram claro que o objetivo sempre foi dar prioridade para as demandas dos moradores, principalmente sobre o desejo deles em voltar para as suas casas. Levando este pedido em consideração, a Prefeitura de Angra, juntamente com o Governo Estadual, realizou uma atualização no estudo e projeto que está atendendo a Cesário Alvin. Desta forma, haverá um aumento no número de casas que não serão demolidas no local, atendendo ao pedido inicial dos moradores, mas sempre prezando pela segurança dos habitantes.

- Por meio de um pedido do Governo Municipal, as equipes estão trabalhando para que o menor número de casas sejam afetadas na Cesário Alvin. Com as vistorias, estudos geológicos e obras de contenção, a Prefeitura conseguirá proporcionar que mais pessoas retornem com segurança para as suas moradias.
Neste momento, ainda não divulgaremos quantas nem quais casas estão desinterditadas, pois o objetivo é focar em uma volta segura para a população – comentou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Tiago Scatulino.

Ainda durante o encontro, foi apresentado uma retrospectiva dos trabalhos realizados pela Prefeitura, sempre dando destaque para a participação ativa dos moradores durante todo o processo.

- Realizar um trabalho conjunto entre Governo Municipal e a população, principalmente quando se trata de um tema tão delicado, é essencial para o desenvolvimento de projetos e ações transparentes e mais efetivas para os moradores – comentou o Secretário Interino de Governo e Relações Institucionais, Roberto Peixoto.

Por fim, para garantir uma oportunidade de esclarecer as dúvidas dos moradores sobre temas pertinentes, como IPTU, aluguel social e sobre o conjunto habitacional da Monsuaba, a Prefeitura disponibilizou uma equipe de funcionários da Superintendência de Habitação, Defesa Civil e Desenvolvimento Social para que solucionassem os principais questionamentos dos participantes.

- A reunião foi muito importante para garantir que a Prefeitura possa dar uma resposta para os moradores e para que as dúvidas sejam esclarecidas. Com o trabalho realizado pelo Estado e pelo Governo do Município, mais pessoas serão beneficiadas na localidade – comentou o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Fábio Jr.

CONJUNTO HABITACIONAL

O conjunto habitacional da Monsuaba, que atenderá as famílias afetadas pelas chuvas de abril de 2022, contará com 128 unidades, sendo 32 destinadas para pessoas com deficiências. O acesso aos blocos será feito por rampas e os prédios serão interligados por travessias elevadas, dando mais acessibilidade ao conjunto.

O terreno onde as moradias serão construídas fica na Rua dos Sem Terra, e foi cedido pela Prefeitura. No local, serão erguidos cinco blocos residenciais, com apartamentos de dois quartos, sala, banheiro, cozinha, área de serviço e varanda, cada um com 48,81 metros quadrados de área útil.

O complexo terá, ainda, 72 vagas de estacionamento para carros, 105 para bicicletas e três espaços de lazer, sendo dois de recreação infantil e uma Academia da Terceira Idade.

Todo o projeto de arquitetura e instalação foi elaborado em conjunto entre a Secretaria de Desenvolvimento Regional e a Superintendência de Habitação da Prefeitura de Angra dos Reis.


.