Na manhã desta quinta-feira, 20 de julho, a Defesa Civil de Angra dos Reis, juntamente com as secretarias da Prefeitura de Angra, realizou um simulado de controle de crise para eventos hidrológicos ou geológicos que possam ocorrer no município.
Durante a simulação, cada secretaria participante enviou um responsável de sua pasta, com o objetivo de melhor capacitar a secretaria e contribuir da maneira mais eficaz em caso de uma emergência real. No encontro, foram discutidos assuntos como o passo a passo em uma evacuação, as funções de cada secretaria e as ferramentas que cada pasta tem a oferecer em caso de uma urgência.
Além da reunião na sede da Defesa Civil, os membros da instituição foram às ruas para realizar testes práticos de emergência. No simulado realizado nesta quinta, os agentes se deslocaram até o Cais Santa Luzia para simular uma representação de deslocamento para a Ilha Grande em um possível caso de deslizamento. Em seguida, a equipe foi até o ponto de apoio na Escola Municipal Professor José Américo Lomeu Bastos, no Morro do Abel. Chegando ao local, foi feita a distribuição de materiais, como colchões e cobertores.
- Uma pronta resposta e uma equipe bem treinada são essenciais para a realização de um trabalho eficaz em uma situação de crise. Ações como estas permitem que os setores da Prefeitura de Angra dos Reis entendam sua função
e ainda possibilita que estejam cada vez mais capacitados para situações emergenciais. Desta forma, podemos salvar vidas e preservar o patrimônio de nossa cidade – afirmou Lauro Oliveira, relações públicas da Defesa Civil.