Equipes da Prefeitura de Angra dos Reis se reúnem na tarde desta quinta-feira (21) para revisar o plano de respostas rápidas às chuvas intensas que estão previstas para os próximos dias. Profissionais da administração municipal estão mobilizados em toda cidade, principalmente da Defesa Civil e das Secretarias de Assistência Social, Obras, Serviços Públicos, Desenvolvimento Regional, Segurança Pública, Saúde, Administração e Educação. As empresas Enel, responsável pelo fornecimento de energia elétrica, e CCR, que administra a rodovia Rio-Santos, também foram convocadas.
Dentre os assuntos que serão debatidos estão a necessidade de prontidão das equipes responsáveis pela abertura dos pontos de apoio e abrigos públicos; pela assistência social para fornecimento de ajuda humanitária; e pelos serviços públicos, com equipamentos para ações emergenciais.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu aviso de chuvas fortes em todo o estado do Rio de Janeiro, incluindo a região da Costa Verde e Sul Fluminense, de hoje até o fim de semana. Podem ocorrer chuvas com volumes e acumulados muito altos e ventos de intensidade forte.
PREVENÇÃO PERMANENTE – Entre 2021 e 2023, a Prefeitura de Angra investiu R$ 209,2 milhões em obras de prevenção de desastres e resposta contra eventos climáticos extremos. Contenção de encostas, pavimentação de vias públicas, desassoreamento de rios, córregos e canais, e manutenção preventiva das redes de drenagem e saneamento estão entre as ações de rotina realizadas pela administração municipal.
No momento, a Prefeitura finaliza as obras de recuperação no Bracuí, bairro atingido por fortes chuvas em dezembro de 2023. Estão sendo instalados 14km de enrocamento de pedras nas margens do rio Bracuí. A estrutura de 6 metros protege taludes e canais contra a erosão ou desgaste causado pela água e triplica a capacidade de vazão do rio, o que ajuda a prevenir transbordamentos.
Além disso, retroescavadeiras estão sendo utilizadas para remover areia, pedras e lama do fundo do rio, aumentando a profundidade em 2 metros, o que contribuirá para proteger as margens e as residências próximas.
DEFESA CIVIL – A Defesa Civil de Angra conta com 5 estações meteorológicas (Monsuaba, Parque Mambucaba, São Bento, Frade e Vila do Abraão/Ilha Grande), 44 pluviômetros automáticos, 2 marégrafos (equipamentos que fazem a leitura das tábuas de maré) e 20 blocos de sirenes, que atendem a 26 bairros.
ALERTA POR SMS – Mais de 40 mil pessoas em Angra estão cadastradas no sistema gratuito de aviso por SMS. Para receber as mensagens preventivas quanto ao cenário meteorológico, basta enviar um SMS para o número 40199 e informando o CEP da casa, hotel, pousada, local de trabalho etc. As mensagens são recebidas mesmo que a pessoa não tenha créditos no celular.
DICAS DE SEGURANÇA – Em caso de chuvas fortes, a população (principalmente quem está em áreas de risco) deve:
• Seguir para os pontos de apoio após os alertas por sirene ou SMS;
• Alertar familiares e amigos (principalmente os que estiverem em áreas de risco);
• Levar documentos pessoais (como RG, CPF, carteira de habilitação ou carteira de trabalho) e medicamentos de uso diário;
• Evitar pegar estradas e ficar próximo de redes elétricas;
• Divulgar apenas informações oficiais;
• Retirar os aparelhos das tomadas nas quedas de energia.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones da Defesa Civil: 199 / (24) 3365-4588.