O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) de Angra dos Reis vai funcionar em novo endereço a partir do dia 1º de novembro, na Rua Silvio de Castro Galindo, nº 2, no Balneário. As novas instalações vão permitir que o Centro melhore a qualidade de atendimento, e também vai obedecer as exigências básicas para o funcionamento como quantidade de banheiros, proporcionando mais comodidade no serviço prestado aos usuários. Esta é uma ação da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde.
O Capsi atende crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e os atendimentos funcionam por meio de oficinas onde as crianças e adolescentes são observados dentro de situações comuns. As oficinas são voltadas para as expressões plástica (artes), musical e corporal. Há também o espaço de convivência entre os usuários do Capsi. Os profissionais que fazem parte da equipe do Capsi são: psicólogos, psiquiatras, fonoaudiólogos, enfermeira, técnico de enfermagem e artesãos.
Uma criança ou adolescente pode ser encaminhada para o Capsi das seguintes maneiras: pela rede de saúde, por encaminhamento da educação especial, por determinação da justiça, pelo conselho tutelar ou espontaneamente, no caso de crianças e adolescentes com problemas com álcool e drogas, e também autistas de até três anos.
Além do Capsi para crianças e adolescentes, Angra dos Reis possui outros dois tipos de Caps: o Caps II, para adultos, e o Capsad, para atender pessoas com problemas com álcool e drogas.
Capsi vai ter novo endereço, no Balneário
Novas instalações permitem que o Capsi atenda os usuários com mais qualidade