Governo cria Centro Oftalmológico no HGJ

Novo espaço deverá estar funcionando na sua totalidade no próximo dia 8

Terça-Feira, 28/11/2017 | Secretaria de Saúde .

O governo municipal deu mais um passo à frente no atendimento à saúde da população e resolveu abrir um centro de atendimento oftalmológico no Hospital Geral da Japuíba (HGJ) para acabar de vez com a demanda acumulada neste setor. No sábado (25) o prefeito de Angra, acompanhado do seu secretário de Governo e Relações Institucionais, e do secretário de Saúde, foi pessoalmente acompanhar a instalação deste novo serviço, que iniciou os trabalhos em uma sala provisória, até que a definitiva esteja funcionando. Só para se ter uma ideia, das 8h até o meio dia desta terça-feira (28), ou seja, em quatro horas de funcionamento, 12 pessoas foram atendidas.
A equipe do HGJ já iniciou as intervenções no local onde será instalado o centro oftalmológico. A previsão de finalizar as adaptações no local é de 10 dias aproximadamente. Os equipamentos usados são os que estavam disponíveis na Escola Municipal de Educação de Surdos (Emes), no Parque das Palmeiras e no SPA de Jacueanga, que são: lâmpada de fenda, auto retrator, projetor de opto tipos, refrator de greens, entre outros.
A intenção é atender as demandas espontâneas, que são aquelas que surgem emergencialmente nos pacientes assistidos no Serviços de Pronto Socorro e de Pronto Atendimento; os pacidenges encaminhados pelas unidades de saúde espalhadas pelo município e também os estudantes da rede pública de educação. De acordo com o diretor Técnico/Médico do Hospital Geral da Japuíba (HGJ), Rodrigo Mucheli, para que isto ocorra de forma eficiente, é necessário um local que permita o acesso dos pacientes sem nenhum contato com os pacientes de emergência.
Na visita feita no HGJ no último sábado pelo prefeito, que estava acompanhado pelo secretário de Governo e Relações Institucionais, o secretário de Saúde, e equipe, também estiveram presentes a presidente da Apadev (Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais de Angra dos Reis), Edília Carmo, e Wellington dos Santos, que tem baixa visão, e eles apresentaram sugestões para o atendimento da especialização.
“O governo municipal está possibilitando uma nova realidade, uma realidade totalmente diferente da que vinha funcionando até agora no serviço, desta importante especialização em saúde. Estamos trabalhando para cada vez mais melhorar o atendimento na saúde de Angra para a população”, disse o prefeito.