Instituído pela Organização Mundial de Saúde e pela Assembleia Geral da ONU, o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, comemorado hoje (1º), visa alertar e também conscientizar quanto à AIDS e ao HIV – vírus causador da doença que ataca o sistema imunológico. Simbolizado por uma fita vermelha, o “Dezembro Vermelho” foi instituído em 2017 para marcar ações de prevenção, promoção e assistência à saúde durante todo o mês.
Neste ano, em Angra, houve um grande avanço na oferta de diagnóstico de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, graças à descentralização dos testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C, que agora podem ser realizados em várias unidades básicas e Centros de Especialidades Médicas (Cem) do município. Inicialmente, a oferta era para gestantes e parceiros durante o pré-natal.
Durante todo este mês, as pessoas interessadas em realizar os testes podem procurar as unidades de saúde (listadas abaixo) ou o Ambulatório de Infectologia do Programa IST/AIDS e Hepatites Virais que funciona no Cem Centro. Também serão intensificadas as ações de prevenção como a distribuição de preservativos e orientações pelas equipes de saúde.
A campanha visa ainda informar as pessoas sobre a necessidade de dar início ao tratamento o quanto antes, de modo a aumentar a sobrevida do paciente. Essa adesão precoce ao tratamento e a disciplina do paciente em tomar a medicação de modo adequado podem reduzir a carga viral no organismo, tornando-a indetectável. Desse modo, além de qualidade de vida, esse paciente não desenvolverá a doença e não transmitirá o vírus adiante.
Em Angra, em tempos de pandemia, o ambulatório do município continua atendendo aos usuários em casos mais urgentes, orientando a todos quanto à necessidade do isolamento social e cuidados de higiene, realizando a dispensação de medicação por 90 dias, para evitar que a população mais vulnerável fique exposta.
Vale ressaltar que ter o HIV não é a mesma coisa que ter AIDS. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
UNIDADES QUE REALIZARÃO OS TESTES EM DEZEMBRO:
ESF Pontal
ESF Encruzo da Enseada
ESF Nova Angra 1 e 2
ESF Jacuecanga 1, 2 e 3
ESF Contorno / Bonfim
ESF Banqueta 1
ESF Abraão
ESF Areal 2 e Campo Belo 2
ESF Glória e Peres
ESF Areal 1
ESF Perequê 1 e 6
ESF Carioca
ESF Serra Dágua
ESF Campo Belo 1
ESF Frade 2
ESF Gamboa
UBS Monsuaba
Clínica da Família (Centro)
CEM Jacuecanga
ESF Camorim Grande
CEM Japuíba
ESF Sapinhatuba 1, 2 e 3
CEM Centro – Ambulatório de Infectologia