A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, reativou nesta quinta-feira (10) 20 leitos no Centro de Referência Covid-19, estruturado na Santa Casa, sendo 10 clínicos e 10 de UTI. Assim, a unidade passa a contar com 60 leitos exclusivos para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus.
Com a readequação, a taxa de ocupação que nos últimos dias estava em torno dos 90%, caiu hoje para 66,67%, de acordo com o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.
Vale lembrar que a rede pública de saúde de Angra dos Reis dispõe ao todo de 120 leitos, sendo 60 ativos, para tratamento da covid-19 na Santa Casa, pois os equipamentos não foram alugados, mas comprados e fazem parte do patrimônio da cidade. Havendo a necessidade, em 24 horas uma unidade com respirador pode ser ativada.
Também estão incluídos no Plano de Contingência para o Enfrentamento à covid-19 15 leitos no Hospital de Praia Brava. No total, são 135 leitos SUS existentes, sendo 90 de UI e 45 UTIs com respiradores. Destes, 75 estão ativos no momento. Na rede privada, existem 10 leitos, sendo 5 clínicos e cinco de UTI.
- Angra foi um dos primeiros municípios brasileiros a se estruturar para enfrentar a pandemia. Transformamos a Santa Casa em um Centro de Referência para o tratamento da covid-19, equipando-a com tomógrafo novo de última geração e RX específicos para estes pacientes e abrimos oito unidades de pré-atendimento, seis ativas no momento. Continuamos com nossa capacidade de atendimento aos pacientes vitimados pela pandemia sob controle – frisou o prefeito.