O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), da Prefeitura de Angra, realiza nesta quinta-feira (17) a live “Medicalização e psicofarmacoterapia na infância”, com o médico psiquiatra da rede municipal de saúde e pós-doutor em psiquiatria (Ipub/UFRJ) Stephan Malta Oliveira. A conversa, transmitida pelo Instagram do Capsi (@capsij.angra), vai abordar os problemas da patologização e excesso de medicalização para as crianças.
– Hoje há uma tendência a achar que tudo é doença. Com isso cresce também o apelo por medicamentos. Esse é um problema visto em todas as faixas etárias, mas que é ainda pior com as crianças. Por isso vamos conversar com um especialista no assunto – explica a coordenadora do Capsi.
A live faz parte de uma série de encontros virtuais do Capsi para abordar temas relevantes na área de saúde, como atendimento psicológico ambulatorial para adolescentes, alimentação para crianças, musicoterapia, prevenção do suicídio, técnicas de respiração e relaxamento, dentre outros temas relacionados à área de atuação da unidade, que atende crianças e adolescentes até os 18 anos com transtornos mentais graves. Para isso, o Capsi conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo, assistente social, pediatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, educador físico e arteterapeuta.
Por conta da pandemia, a gestão pública municipal precisou mudar práticas de trabalho e o oferecimento de serviços em diversos setores. Com o Capsi não foi diferente e a unidade estabeleceu um projeto diferenciado de atendimento para se manter próxima às famílias atendidas mesmo com o isolamento social. O uso da tecnologia tem sido importante.
– Temos trabalhado com grupos terapêuticos pelo telefone e Whatsapp e adaptamos as oficinas terapêuticas para a versão online, com o uso do Zoom – exemplifica a coordenadora. Ela destaca que, apesar das mudanças, a unidade, localizada na rua Silvio de Castro Galindo, nº 2, Balneário, está aberta para o atendimento presencial, de segunda a sexta, das 9h às 16h (exceto às quartas, cujo atendimento é das 9h às 12h). No entanto é pedido que as pessoas liguem antes e agendem atendimento pelo número (24) 3365-5647. Quem quiser pode fazer contato também pelo email capsi.angra@hotmail.com.
Além do Instagram, o Capsi também possui um canal no Youtube (Capsij NaSuaCasa) e no Facebook (https://www.facebook.com/capsijangra). Em Angra, a prefeitura é responsável por três centros de atenção psicossocial. Além do Capsi, há também o Caps 2, voltado para adultos; e o Caps-AD, para usuários de álcool e drogas.