A Prefeitura de Angra recebeu, na manhã dessa quinta-feira (11), mais 1.460 doses da Coronavac do Governo do Estado. A carga chegou por volta das 8h30, no Estádio Municipal, trazida por um helicóptero do Corpo de Bombeiros. De acordo com o secretário de Saúde, as novas doses vão possibilitar a ampliação do público vacinado no município, com foco nos idosos.
- Estamos seguindo à risca o Plano Nacional de Imunização, elaborado pelo Ministério da Saúde. Vamos iniciar a vacinação dos idosos com mais de 90 anos e, com a chegada de novos lotes, vamos reduzindo gradativamente a idade, até chegar aos idosos com 60 anos. Toda esta ação será feita com todo o esforço da Atenção Primária para evitar aglomeração, visando que os idosos não fiquem expostos – destacou o secretário.
As vacinas para os idosos com mais de 90 anos serão disponibilizadas nas unidades de saúde mais próxima de suas casas. O agendamento da vacinação deverá ser feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, entre 12 e 18 de fevereiro, presencialmente ou por telefone, das 8h às 17h. A vacinação deste público deverá ser iniciada pelas unidades entre os dias 23 e 26 deste mês. A lista com todos os endereços e telefones das unidades de saúde pode ser encontrada no site http://angra.rj.gov.br/unidadesdesaude.
CADASTRO DOS IDOSOS
O setor de Atenção Primária solicita que idosos acima de 60 anos, que ainda não tenham cadastro, regularizem a sua situação. Essa ação vai garantir com que nenhum deles deixe de ser imunizado contra a covid-19 e facilitará o agendamento da vacina, assim que ela for disponibilizada para este público-alvo.
O cadastramento deve ser realizado, preferencialmente, por um familiar devido à pandemia, no posto de saúde mais próximo da casa do idoso, levando cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Vale ressaltar que os idosos que já estão cadastrados não precisam ir até os postos de saúde.
VACINAÇÃO EM ANGRA
Até o momento, o município recebeu 8.590 doses da vacina (6.880 da coronavac e 1.810 da covishield) e imunizou 4.044 pessoas (3.518 com a primeira dose e 526 com a segunda).
Atualmente estão sendo imunizados, com a segunda dose, os profissionais de saúde, com ênfase nos que atuam na linha de frente do combate à covid, os idosos com mais de 60 anos que vivem em asilos; pessoas com deficiência, acima de 18 anos, que vivem em residências inclusivas; e população indígena. Nesta semana, os idosos acamados ou domiciliados (pessoas que tem dificuldade de andar), acima de 85 anos, também começaram a ser vacinados.