Prefeitura endurece medidas contra aglomerações

Novo decreto também traz protocolos a serem seguidos para garantir a reabertura gradual dos espaços culturais

Quarta-Feira, 24/02/2021 | Secretaria de Saúde .

Considerando os eventos recentes de aglomeração de pessoas na Praia do Anil e em outras localidades do município por conta de transmissão de jogos de futebol, a Prefeitura de Angra publicou hoje (24) um novo decreto, com medidas mais rígidas a fim de evitar a propagação do coronavírus.

De acordo com o decreto municipal nº 11.954, estão vedadas a realização de eventos e atividades com a presença de público, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: aglomerações em espaços públicos, transmissões (reproduções audiovisuais) de eventos esportivos, eventos artísticos, eventos culturais e assemelhados.

Nos bares, restaurantes, hotéis, pousadas e outros locais que transmitam eventos deste tipo, por reprodução audiovisual, a utilização da capacidade interna do estabelecimento será de até 50% e a utilização da área externa está terminantemente proibida.

Essas medidas estarão em vigor até o dia 5 de março de 2021. Os estabelecimentos que descumprirem as determinações podem ter o alvará suspenso e ter que pagar multas. Mais detalhes podem ser encontrados no Boletim Oficial do Município, nº 1.294, publicado hoje (24), no site www.angra.rj.gov.br .

REABERTURA DOS ESPAÇOS CULTURAIS

Levando em consideração o Mapa de Risco de Covid-19 do Estado do Rio de Janeiro, que classifica Angra dos Reis com risco baixo de contaminação, a Prefeitura, por meio da Secretaria Executiva de Cultura, decidiu reabrir gradativamente os espaços culturais para a visitação do público.

Há quase um ano fechada, a Casa de Cultura foi o primeiro espaço a reabrir as suas portas aos moradores e turistas. A primeira mostra que recebe é a “Coletânea Alda de Assis”, que leva o nome de sua criadora. A exposição pode ser conferida até o dia 7 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A entrada é franca.

Para garantir a reabertura dos espaços culturais foram elaborados protocolos a serem seguidos pelos visitantes, artistas e funcionários. Entre as regras há limitação de circulação de pessoas, o uso obrigatório da máscara, medição de temperatura corporal, priorização da limpeza e higiene, etc.

O decreto nº 11.954 publicado hoje (24) no Boletim Oficial do Município, nº 1.294, disponível no site www.angra.rj.gov.br, traz o detalhamento das regras a serem seguidas nos seguintes espaços culturais: Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, Casa Laranjeiras, Museu de Arte Sacra, Convento São Bernardino de Sena e Centro Cultural Constantino Cokotós.