O novo e moderno raio-x da UPA Infantil de Angra dos Reis já entrou em operação e vai auxiliar no atendimento dos pacientes que necessitem de apoio diagnóstico. Todas as demandas serão contempladas, pois não há limites no quantitativo de raio-x realizado por dia.
As imagens digitalizadas permitem uma melhor visualização das estruturas radiografadas, aumentando a precisão no diagnóstico e criando condições mais favoráveis para a conduta do tratamento adequado em cada caso.
Anteriormente, esse tipo de procedimento era realizado no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) e no Centro de Referência Covid-19 (Santa Casa), em casos de síndrome gripal. Agora, a UPA Infantil absorveu os dois tipos de demandas, já que a unidade conta com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais de radiologia atenderem pacientes com suspeita de coronavirus.
Antes da pandemia, a média mensal era de 350 a 450 exames por mês. Agora a quantidade diminuiu um pouco e, no mês de março de 2021, foram registrados 141 raios-x.