O Dia Mundial da Higienização das Mãos, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi comemorado ontem (5). Em Angra dos Reis, a data foi lembrada pelos profissionais do Centro de Referência Covid-19 que participaram de atividades durante todo o dia.
- Se lavar bem as mãos já era eficaz contra várias doenças, com o coronavirus a medida ganhou uma importância ainda maior, já que a higienização correta das mãos é considerada uma das melhores maneiras de combater a doença – ressaltou o secretário de Saúde, que acompanhou parte das atividades.
O objetivo da ação foi conscientizar ainda mais os profissionais de saúde sobre a importância da limpeza das mãos. Esse hábito previne e reduz não só as infecções como também promove a segurança dos pacientes, dos profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.
Para passar o recado aos profissionais foram utilizadas atividades lúdicas. Uma delas foi a montagem de um painel com as marcas das mãos dos profissionais que estão trabalhando na luta contra a covid-19. Outra ação foi a montagem de uma “árvore de mãos”. O material foi cortado no tamanho exato da mão de cada profissional que trabalha no Centro de Referência.
Teve também a blitz das mãos limpas. Uma substância era passada nas mãos dos profissionais e eles lavavam como de costume. Quando inseridas na caixa ficavam visíveis os pontos onde a higiene não foi correta. Nesses casos, a orientadora da Educação Permanente informava que era preciso lavar melhor as mãos e ensinava a técnica correta.