A Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), está provendo um curso de aperfeiçoamento para os agentes de combate às endemias e controle de vetores que atuam no município. Os encontros vêm sendo realizados de forma remota, pelas plataformas digitais Zoom e Campus Virtual Fiocruz.
A temática do curso são “Os mosquitos e sua importância para a saúde pública”, tratando sobre aqueles que estão envolvidos na transmissão de agentes etiológicos de doenças de transmissão vetorial. A formação perpassa pelas áreas de taxonomia, biologia e ecologia dos mosquitos e também aborda medidas de proteção da saúde da população.
O curso de aperfeiçoamento teve início na segunda-feira, dia 17, e vai até esta sexta-feira, dia 21, totalizando 40 horas de capacitação. A coordenação do evento está sob responsabilidade do Coordenador de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis, Romário Gabriel, dos doutores Ângela Junqueira e Marcelo Camacho – ambos da Fiocruz, e do doutor Filipe Abreu, do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, além de contar com a participação de grandes pesquisadores do país na temática.
– Este curso reforça a importância da Vigilância Entomológica e nos auxiliará no delineamento das ações de prevenção e controle das doenças transmitidas por mosquitos. Agradeço a Fiocruz pela oportunidade de juntos realizarmos este trabalho de qualificação profissional dos nossos servidores – destacou o Secretário de Saúde, Glauco Fonseca de Oliveira.