O Dia da Luta Antimanicomial foi celebrado oficialmente na última terça-feira (18). Para marcar a data, o Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsij), da Prefeitura de Angra Reis, realizou a Semana de Luta Antimanicomial, uma série de lives com o objetivo de conversar com especialistas no assunto para reforçar o debate sobre a reforma psiquiátrica no Brasil.
Quem não pôde assistir ao vivo ainda pode conferir. Os encontros permanecem disponíveis nas redes sociais do Capsij, no Facebook (Capsij Angra), Instagram (@capsij.angra) e Youtube (Capsij NaSuaCasa). Um conteúdo indispensável para quem pesquisa saúde mental ou tem curiosidade pelo assunto, produzido por especialistas e profissionais com grande experiência na área.
– A Semana de Luta Antimanicomial foi um debate bem amplo. A série de lives foi muito boa e contou com grande participação de familiares e de profissionais da saúde mental. A equipe do Capsij ficou bastante satisfeita com essa ampla participação – avalia a coordenadora do Capsij e mediadora dos encontros.
Os vídeos abordam assuntos como “Uma breve história da saúde mental”, “O que a luta antimanicomial tem a nos dizer?”, “Luta antimanicomial: por quê e contra o que lutar?”, “A reforma psiquiátrica - clínica ampliada e novas formas de cuidado”, “A importância da vida em sociedade de forma livre, igualitária e integral para as pessoas com transtornos mentais”, com um time de especialistas que inclui médicos, psicólogos, historiador etc, além de familiares de pacientes.
Por conta do isolamento social imposto pela pandemia, a unidade de atendimento vem usando a tecnologia e investido em atividades remotas, já tendo abordado temas como atendimento psicológico ambulatorial para adolescentes, alimentação para crianças, musicoterapia, prevenção do suicídio, técnicas de respiração e relaxamento, dentre outros.
Ao assistir aos vídeos, não deixe de curtir, seguir ou se inscrever nos canais do Capsij. Outros canais de contato com a unidade são o telefone (24) 3365-5647 e o e-mail capsi@angra.rj.gov.br.
Além do Capsij, a Prefeitura de Angra possui outros dois centros de atenção psicossocial, o Caps 2 (3365-7345), voltado para adultos, e o Caps-AD (3369-7707), para usuários de álcool e drogas.