Além de todos os esforços empreendidos para a prevenção e o tratamento dos moradores infectados pelo coronavírus, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, oferece um aparato especial para o acompanhamento dos pacientes no pós-covid.
Para garantir a continuidade dos cuidados, o município conta com o Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor (CER/CD). Após ser encaminhado para o serviço, o paciente passa por uma triagem multiprofissional e, se necessário, tem à disposição uma van para transportá-lo de casa para a clínica e vice-versa.
O equipamento conta com suporte para reabilitação física, fisioterapia motora e respiratória; reabilitação psicológica, que é direcionada às sequelas adquiridas ou relacionadas com internação ou pós-covid; e reabilitação social, que lida com as sequelas ou prejuízo adquiridos durante ou após a contaminação pela doença.
Um dos pacientes que passou pelo Centro de Reabilitação foi Cláudio César Goulart Santos, de 44 anos, morador da Ribeira. Ele teve a perna direita amputada, em setembro de 2020, devido a uma trombose causada pela covid.
- Em outubro me encaminharam para o Centro de Reabilitação e, desde o primeiro dia, fui muito bem atendido e fiz amizades aqui. Esse espaço fez a diferença na minha vida. Eu cheguei aqui amputado, andando de cadeira de rodas e hoje eu estou em pé, no processo final para a colocação da minha prótese – testemunhou o morador de Angra.
Alguns pacientes são encaminhados para a Clínica da Dor, que conta com osteopatia, RPG, acupuntura, mediante avaliação profissional de fisioterapeuta. Também são oferecidas consultas interprofissionais para o apoio de familiar e usuário e orientação.
MELHOR EM CASA
Já os pacientes que foram acometidos pela forma mais grave da covid, são atendidos pelo programa Melhor em Casa, que é composto por diversos profissionais da saúde (médico, fisioterapeuta, enfermeiro, etc), que realizam atendimento no domicílio das pessoas que necessitam de cuidados mais intensivos.
A equipe realiza visitas semanais aos pacientes que ficaram com sequelas severas, por exemplo com necessidade de oxigenioterapia, cuidados em função da traqueostomia, gastrostomias e lesões por pressão profundas, por exemplo.
Para solicitar o serviço, o médico do Centro de Referência Covid-19 envia uma referência para o e-mail do programa Melhor em Casa solicitando uma avaliação. A partir daí, a equipe multiprofissional agenda uma visita no domicílio do paciente quando este estiver de alta.