A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra deu início nesta semana ao curso de Aperfeiçoamento de Atenção à Saúde do Idoso para Agentes Comunitários de Saúde. As aulas estão sendo realizadas no Centro de Estudos Ambientais (CEA), na Praia da Chácara, e contemplam os 274 agentes do município.
O curso é dividido em quatro módulos, sendo um a cada mês. Cada um dos módulos corresponde a uma aula de quatro horas. As primeiras aulas começaram na terça-feira (3). O conteúdo aborda as condições gerais de saúde da população angrense, implantação da caderneta do idoso, problemas como osteoporose, síndrome de Alzheimer, dentre outros tópicos.
O objetivo do curso é ampliar a percepção e os conhecimentos dos agentes comunitários de Saúde sobre os modelos e processos das políticas públicas de saúde voltadas para os idosos e, dessa forma, melhorar a qualidade de vida das pessoas da terceira idade.
Quem ministra as aulas é a coordenadora do Programa de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde. O conteúdo leva em conta uma visão global dos desafios na área de saúde para o atendimento da terceira idade, considerando o ambiente e as condições sociais das famílias.
O agente comunitário de Saúde é parte integrante e imprescindível da Equipe de Saúde da Família, pois é o principal elo com a comunidade. Por isso é importante investir em sua capacitação continuada.