O Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor (CER/DR), equipamento mantido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Angra, promoveu, recentemente, o primeiro encontro com idosos e deficientes assistidos. O evento, realizado dentro dos protocolos de proteção da covid-19 e com a presença de apenas oito pessoas, para evitar aglomeração.
Os participantes tiveram uma manhã bem animada, com bingo, jogo de dominó e outras atividades. Eles competiram em si, resgatando autonomia do convívio social. Para os vencedores, foram distribuídos pequenos brindes e lanche individual foi oferecido a todos, para consumo em suas residências.
- Tivemos uma manhã muito alegre para os usuários e a equipe. Todo o evento foi elaborado pela nossa psicóloga e executado pela equipe de fisioterapeutas, com o apoio da nossa van para o transporte – contou a fisioterapeuta, coordenadora do Centro de Reabilitação.
O Centro Especializado em Reabilitação e Clínica da Dor (CER/DR), que funciona no Parque das Palmeiras, conta com suporte para reabilitação física, fisioterapia motora e respiratória; reabilitação psicológica, que é direcionada às sequelas adquiridas ou relacionadas com internação ou pós-covid; e reabilitação social, que lida com as sequelas ou prejuízo adquiridos durante ou após a contaminação pela doença.
Alguns pacientes são encaminhados para a Clínica da Dor, que conta com osteopatia, RPG, acupuntura, mediante avaliação profissional de fisioterapeuta. Também são oferecidas consultas interprofissionais para o apoio de familiar e usuário e orientação.
Após ser encaminhado para o serviço pela rede municipal de saúde, o paciente passa por uma triagem multiprofissional e, se necessário, tem à disposição uma van para transportá-lo de casa para a clínica e vice-versa.