O Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) realizou nessa sexta-feira (10) uma ação de conscientização na área de saúde mental, incluída na programação do Setembro Amarelo da Prefeitura de Angra. O objetivo da ação foi levar informações importantes para a identificação e prevenção do risco de suicídio, por meio da entrega de material informativo e da orientação dos técnicos que trabalham no Capsi, em parceria com a psicóloga responsável pelo Núcleo de Violência.
O trabalho de abordagem foi realizado no Shopping Piratas, das 10h às 22h. Foi montado um estande do Capsi no pátio. A equipe tirou dúvidas e orientou sobre as medidas necessárias em casos relacionados à saúde mental e qual o fluxo seguido no município para o cuidado e atendimento desses pacientes. Prioritariamente, quem precisa desse tipo de auxílio deve buscar as unidades de Atenção Básica e, a partir delas, serão dados os demais encaminhamentos, caso a caso.
Dentre as informações e orientações básicas contidas nos materiais, estão os quatro passos para ajudar uma pessoa sob risco de suicídio: conversar, acompanhar, buscar ajuda profissional e proteger. Há ainda uma tabela contendo mitos e verdades sobre saúde mental e comportamento suicida.
O Setembro Amarelo é o mês de conscientização sobre saúde mental e prevenção de violências autoprovocadas. Os problemas abordados envolvem depressão, ansiedade e, em casos mais graves, tentativas de suicídio. As ações que compõem a programação envolvem diversos setores da prefeitura, principalmente os da área de saúde.
Nos dias 15 e 22 de setembro, a coordenação do Capsi vai realizar outra ação do Setembro Amarelo, capacitando os profissionais da Atenção Básica e da Educação sobre o tema. A atividade será no Centro de Estudos Ambientais (CEA).
O Capsi funciona na rua Silvio de Castro Galindo, nº 2, Balneário. O telefone é (24) 3365-5647 e o e-mail é capsi@angra.rj.gov.br. O atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, exceto às quartas-feiras, que é das 8h às 12h (as tardes de quarta são dedicadas às reuniões de equipe). O Capsi também possui um canal no Youtube (Capsij NaSuaCasa), com diversos vídeos abordando o tema e outros assuntos ligados aos serviços oferecidos.
São três centros de atenção psicossocial em Angra geridos pela prefeitura. Além do Capsi, há também o Caps 2, voltado para adultos; e o Caps-AD, para usuários de álcool e drogas.