A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde estão organizando o Fórum Municipal de Saúde Mental que vai acontecer na próxima quarta-feira (15), das 14h às 17h, no Estádio Municipal, no Balneário.
O evento não precisa de inscrição prévia e é aberto a todos os profissionais da área, das redes pública e particular e também aos familiares de pessoas com transtornos mentais, sejam eles leves ou graves.
O objetivo do evento é organizar propostas para serem apresentadas na Conferência Municipal de Saúde Mental e, posteriormente, nas conferências estadual e nacional.
- Queremos apresentar propostas de melhorias dentro da rede de apoio psicossocial, ou seja, da saúde mental – explicou o coordenador municipal de Saúde Mental.
Os participantes do fórum serão separados e discutirão quatro eixos: cuidado em liberdade como garantia de direito e cidadania; gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; política de saúde mental e os princípios do SUS. Universalidade, integralidade e equidade; e impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
Haverá ainda uma palestra com Nelly de Azevedo, apoiadora estadual da Rede de Atenção Psicossocial da Região Metropolitana I.