Doação de sangue é necessária também na pandemia

O Hemonúcleo precisa de todos os tipos sanguíneos e esclarece dúvidas em relação à covid-19

Segunda-Feira, 31/01/2022 | Secretaria de Saúde .

A pandemia de coronavírus pode levar a algumas dúvidas sobre doação de sangue, mas o Hemonúcleo Regional da Costa Verde continua precisando de doadores para manter seguro o seu estoque. Seguem então algumas orientações:

- Para pessoas com diagnóstico ou suspeita de covid-19: estão aptas a doar dez dias após o desaparecimento dos sintomas;
- Para pessoas que tiveram contato com casos positivos: estão aptas a doar após sete dias do último contato;
- Para pessoas assintomáticas com teste positivo: estão aptas a doar após dez dias da data da realização do teste;
- Para pessoas que fizeram isolamento voluntário ou por orientação médica: estão aptas a doar após o término do isolamento.

Cabe lembrar que as recomendações de sempre aos doadores seguem válidas: a pessoa doadora precisa apresentar documento original, oficial com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores precisam estar acompanhados de responsável legal); estar bem de saúde; pesar mais de 50 quilos; não estar grávida ou amamentando e ter tido uma boa noite de sono. Não é necessário estar em jejum, bastando evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.

Vale ressaltar que o Hemonúcleo Costa Verde atende os municípios de Angra dos Reis, Rio Claro, Paraty e Mangaratiba e, para manter o estoque seguro, são necessárias doações de todos os tipos sanguíneos. O Hemonúcleo funciona no Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), de segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 13h30 às 16h30. Para mais informações, o telefone é (24) 3369-6133.

Secretarias relacionadas: Saúde