A maternidade Codrato de Vilhena, que voltou a funcionar recentemente na Santa Casa de Misericórdia, no Centro, recebeu nesta sexta-feira (18) a visita do prefeito de Angra, acompanhado do secretário de Saúde do município e de vereadores.
A comitiva foi recebida pela diretoria da Santa Casa, tendo à frente seu provedor. O prefeito percorreu os andares e todos puderam ver o legado deixado pela Prefeitura de Angra, após utilizar o prédio por quase dois anos como Centro de Referência Covid-19. O prédio foi totalmente reformado e ganhou novos mobiliários e equipamentos.
Durante a visita, o prefeito recebeu a boa notícia de que, na próxima terça-feira (18), técnicos da Vigilância Sanitária do Estado virão a Angra para vistoriar os cinco leitos de UTI pediátrica que estão montados em um espaço provisório na Santa Casa, enquanto as obras do terceiro andar não são concluídas.
- Nós não tínhamos UTI pediátrica e as crianças daqui tinham que ser transferidas para outras cidades. Isso vai mudar muito em breve – afirmou o prefeito.
A expectativa é alta para que os leitos sejam habilitados, já que tudo foi preparado de acordo com as determinações do Estado. Se a resposta for positiva, como é esperado, em cerca de duas semanas a Santa Casa já poderá receber pacientes para este novo setor. É bom ressaltar ainda que a Santa Casa já possui uma UTI neonatal com 12 leitos.
- É muito importante dizer que os leitos de UTI Pediátrica e Neonatal não são só de atenção a Angra dos Reis, mas eles também servem como referência para nossos vizinhos, Mangaratiba e Paraty. Angra dos Reis passará a salvar vidas de toda a Baía da Ilha Grande – frisou o secretário de Saúde.
O prefeito também destacou o trabalho que vem sendo feito em parceria entre Prefeitura de Angra e Santa Casa para construir um novo modelo de gestão para a unidade de saúde que funciona há de 187 anos.
- Agora a Santa Casa, além de atender à população pelo SUS, poderá fazer convênio com empresas particulares para receber receitas oriundas delas. Esperamos que a Santa Casa passe a andar com suas próprias pernas, mostrando eficiência e atendimento à população de Angra dos Reis – explicou o prefeito.
Essa parceria entre Santa Casa e Prefeitura já rende frutos positivos.
- A Santa Casa hoje está bem estruturada, daqui para a frente temos tudo para fazermos um ótimo trabalho para a população de Angra e região – frisou o provedor.