Primeira criança nasce no HMAR, a nova maternidade de Angra

A chegada do pequeno Acácio marca a transição da gestão da Santa Casa para a Prefeitura de Angra

Sexta-Feira, 18/03/2022 | Secretaria de Saúde .

Às 18h desta quinta-feira, 17 de março, o Hospital e Maternidade Codrato de Vilhena transformou-se no Hospital e Maternidade de Angra dos Reis – HMAR. E foi exatamente às 18h18 deste dia que o primeiro bebê a nascer no local veio ao mundo, marcando a transição da gestão da unidade da Irmandade Santa Casa de Misericórdia para a Prefeitura de Angra.

Pesando 4.170kg e medindo 49cm, o lindo Acácio da Silva Neves chegou trazendo ainda mais alegria e amor à mamãe Vanessa Figueiredo Neves, de 34 anos, moradora do bairro Marinas. O parto foi uma cesária e mamãe e o bebê passam bem. O papai, Gabriel da Silva Neves, não escondeu a emoção de ver o filho pela primeira vez.

A nova maternidade conta com 53 leitos: 40 na maternidade, oito de UTI neonatal e outros cinco de UTI adulto. O compromisso da prefeitura é oferecer a melhor assistência possível às mamães e aos bebês, com um atendimento de excelência e humanização.

- O HMAR vai ser um hospital referência para o atendimento das mulheres e bebês. Todas as especialidades voltadas para estes públicos estarão concentradas lá – explicou o prefeito.

A afirmação do prefeito vai ao encontro dos objetivos da Secretaria de Saúde para o HMAR. Neste primeiro momento, ele funcionará exclusivamente como maternidade e, depois, abrigará a Clínica da Mulher, acompanhando a paciente desde a sua primeira menstruação, consultas ginecológicas, mamografias, consultas obstétricas e partos.

A decisão sobre a requisição administrativa da Santa Casa pelo município foi anunciada na segunda-feira (14) pelo prefeito Fernando Jordão e pelo secretário de Saúde, Glauco Fonseca, sendo publicada no Boletim Oficial 1.465. A validade inicial da requisição é de 180 dias ou da conclusão da ação judicial e o município irá indenizar a Irmandade.

O objetivo da prefeitura é absorver os funcionários da Santa Casa que têm expertise no atendimento materno-infantil.

- A nossa principal exigência será que todas as pessoas que trabalhem na maternidade do HMAR tenham disponibilidade de cumprir o horário do plantão, pois a nossa prioridade é oferecer o melhor atendimento possível às mães e bebês – destacou o secretário de Saúde.