O Plano Municipal de Saúde esteve em pauta na reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde, na noite dessa terça-feira, 26 de abril. Durante o encontro, ocorrido da praça de alimentação do Angra Shopping, servidores da Secretaria Saúde apresentaram o documento aos conselheiros e à população presente.
- É muito gratificante quando os profissionais estão presentes nas reuniões do Conselho de Saúde, discutindo com a população aquilo que eles planejam e com que trabalham nas repartições e unidades de saúde – frisou o presidente do Conselho, Leonardo Bastos.
O Plano Municipal de Saúde é o instrumento central de planejamento para definição e implementação de todas as iniciativas da esfera de gestão SUS, durante quatro anos (2022 a 2025). No documento estão os compromissos da Secretaria de Saúde com a população do município.
A primeira diretriz do Plano Municipal de Saúde é a garantia do acesso da população a serviços públicos de qualidade com equidade e em tempo adequado ao atendimento das necessidades de saúde. O aprimoramento das redes de urgência e emergência; o fortalecimento de todas as redes de atenção pública e a garantia da atenção integral à saúde da criança e da mulher também são preconizados.
- Agora o documento vai para apreciação do Conselho, por meio da sua Comissão de Fiscalização e Orçamento, que vai avaliar o plano junto com os técnicos da Secretaria de Saúde. Depois, será emitido um parecer sobre o plano, e ele volta à plenária para aprovação dos conselheiros – explicou a coordenadora de Planejamento da Secretaria de Saúde, Monique Claudino