Campanha de segurança e saúde do trabalhador

Secretaria de Saúde abordou trabalhadores para conscientizar sobre o tema. Cerest atende vítimas de doenças e acidentes laborais

Quinta-Feira, 28/04/2022 | Secretaria de Saúde .

O mês de abril é marcado pelo Movimento Abril Verde, instituído para a conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho. O mês foi escolhido por ter duas datas relevantes: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde; e 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, está com programação alusiva ao Abril Verde, realizando durante esta semana abordagens com trabalhadores de diversos segmentos.

Na quarta-feira, 27, a equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Baía da Ilha Grande (Cerest BIG) esteve na Praça do Porto, Centro de Angra, levando informações sobre a saúde do trabalhador aos colaboradores da construção naval.

O Cerest é um serviço especializado do SUS que atende trabalhadores que sofreram acidente/doença do trabalho e necessitam de atendimento e orientações. Entre as principais ações desenvolvidas pelo Cerest estão: acolhimento; atendimento multiprofissional; monitoramento de fichas de notificação de acidentes e doenças do trabalho emitidas pela rede de saúde pública e privada; acompanhamento e alimentação de sistema de notificações; realização de estudos epidemiológicos para o desenvolvimento de projetos de prevenção de acidentes e doenças do trabalho; ações de vigilância em ambientes de trabalho e investigação de acidentes de trabalho graves, fatais e com menores.

Para ser atendido no Cerest, o trabalhador que sofreu acidente/doença do trabalho pode ligar e agendar o acolhimento pela equipe multidisciplinar pelo telefone (24) 3377-8391.

HISTÓRICO E DADOS GERAIS
O verde é a cor oficial da segurança, usada nos locais de trabalho para a prevenção de acidentes (NR 26). Por isso a cor é adotada na campanha Movimento Abril Verde. O dia 28 de abril foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969. No Brasil, a Lei nº 11.121, de 2005, instituiu o mesmo data como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Estima-se que 2,3 milhões de trabalhadores morrem anualmente devido a acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais (Ambientec, 2018). Atualmente o Brasil encontra-se em 4º lugar no ranking de países com os maiores índices de acidentes de trabalho, o que evidencia a importância de campanhas sobre o tema.

Secretarias relacionadas: Saúde