A Secretaria de Saúde de Angra dos Reis está atenta a leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina do rato e outros roedores que, normalmente, se espalha pelo contato com a água de enchente.
A orientação é que se o morador apresentar febre, dor de cabeça e dores no corpo, até 40 dias depois de ter entrado em contato com as águas da enchente, procure a unidade de saúde mais próxima, relatando ao médico o ocorrido.
Como a leptospirose é causada por uma bactéria presente na urina de roedores, algumas das orientações para evitar são: guardar os alimentos em recipientes bem fechados e em locais elevados; manter a cozinha limpa, sem restos de alimentos; retirar as sobras de alimento ou ração de animais domésticos antes do anoitecer e manter limpos os vasilhames de alimentação.
Outros cuidados a serem tomados são: evitar entulhos e acúmulo de objetos nos quintais, como telhas, madeiras e materiais de construção, pois servem de abrigo ao roedor; colocar o lixo pouco antes da coleta e fechar buracos e vãos nas paredes e rodapés para evitar a entrada de roedores nas casas.