Comunidade indígena ganha nova unidade de saúde

O posto, localizado dentro da Aldeia Sapukai, leva o nome de Cacique Domingos Venite, em homenagem ao saudoso líder comunitário

Quinta-Feira, 02/06/2022 | Secretaria de Saúde .

Colares, cocares e pinturas faciais davam a pista de que quarta-feira, 1º de junho, seria um dia de comemoração para os guaranis que vivem no Bracuí, na maior comunidade indígena do estado: nessa data foi inaugurada a Unidade Básica de Saúde Indígena Aldeia Sapukai – Cacique Domingos Venite, um sonho que agora se torna realidade.

O posto de Estratégia de Saúde da Família (ESF) possui 123,60 m² de área construída, contando com consultório (ginecológico e odontológico); banheiro; salas de espera, vacinação, curativos e administrativa; farmácia; recepção e copa. Vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 17h, oferecendo consulta médica e de enfermagem (puericultura, clínica médica, HAS e Dia, pré-natal), acompanhamento nutricional, coleta de preventivo e laboratorial, curativo, imunização, dispensação de medicamentos e serviço odontológico.

– Essa unidade é muito importante para nós. Esperamos muitos anos por um posto de saúde na aldeia, e hoje estamos muito felizes – diz o vice-cacique Gonçalino da Silva, que estava representando o cacique Argemiro durante a inauguração.

Para alguns, como a agente de saúde Gabriela Arapoti, a inauguração foi ainda mais especial.

– Não sei explicar a sensação, mas estou muito ansiosa e feliz pelo posto novo. Trabalho há oito meses como agente de saúde, e é muito importante essa inauguração – explica Gabriela, esboçando um sorriso que misturava orgulho profissional e também pessoal, pela própria origem guarani.

Depois de um rápido reconhecimento pela unidade, vistoriando cada cômodo, a comitiva da Prefeitura de Angra intercalou falas sobre a importância do posto com os guaranis, sendo que as crianças da aldeia tiveram um papel fundamental no evento, cortando a faixa alusiva à inauguração oficial do local junto ao prefeito.

– Fiquei muito feliz quando cheguei aqui hoje. Estamos homenageando o cacique Domingos nesta unidade, mas o cacique João, que era o patriarca daqui, também será homenageado. Esta unidade é muito importante, pois irá atender aos índios do Bracuí com uma atenção especial, e fica dentro da aldeia – resume Fernando Jordão, que ainda convidou as crianças da aldeia para finalizarem a inauguração cantando músicas tradicionais dos guaranis.