A partir desta segunda-feira, 11 de julho, a Secretaria de Saúde começa a oferecer novas oportunidades para os moradores de todas as idades que desejam parar de fumar. Às 19h, na Escola Municipal Professora Cleusa Fortes Pinho Jordão, na Japuíba, será iniciado um novo grupo de tratamento de tabagismo, cujo método utilizado é o cognitivo comportamental, na intenção de que o fumante seja constantemente motivado a parar de fumar.
O tratamento é realizado por meio de quatro reuniões no primeiro mês, uma por semana; duas reuniões quinzenais no 2° mês e uma reunião por mês até completar um ano. Durante o tratamento será oferecida reposição de nicotina (medicações), orientações para diminuir o número de cigarros por dia, estratégias para abandonar o vício, exercícios de relaxamento e PICS (auriculoterapia, florais, reflexologia, reiki, ioga etc.) – os interessados em atividades físicas devem procurar o Ginásio Poliesportivo Getúlio Campos Telles, no Estádio Municipal Jair Carneiro Toscano de Brito, para mais informações sobre a prática.
Depois da formação do grupo de hoje, os próximos serão efetuados nas seguintes datas e locais: 18 de julho, novamente na Escola Municipal Professora Cleusa Fortes Pinho Jordão, na Japuíba, às 19h; 25 de julho, no CEA, Balneário, às 9h, e no dia 16 de agosto, às 13h30, na ESF do Pontal.
– O tratamento total, que é gratuito, dura um ano, mas o objetivo é que o participante pare de fumar já no 1° mês. O público-alvo é qualquer fumante que esteja motivado a cessar o vício – explica a enfermeira Jeronice Maria de Souza, responsável técnica da área de tabagismo.