A partir desta quarta-feira, 20 de julho, o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ) conta com o Centro de Tratamento Intensivo (CTI), que une duas alas de UTI, uma já existente e outra recém-inaugurada.
O projeto começou em fevereiro e, a partir de março, foram iniciadas as obras para adequá-lo à resolução vigente. O espaço é equipado com o que há de mais moderno e uma equipe de profissionais altamente qualificada.
A nova UTI, que possibilitou a criação do CTI, conta com 10 leitos, sendo um de isolamento exclusivo – a UTI existente já possuía 13 leitos. Aproximadamente 50 funcionários trabalharão diretamente no CTI, subdivididos em médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e outros profissionais que também atuarão no local, mas atendem em outros setores – como psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais etc.
O espaço, localizado no primeiro andar, possui ventiladores mecânicos de última geração, monitores multiparâmetricos, cateter de alto fluxo, aparelhos de fisioterapia e laboratoriais, entre outros.
– O CTI tem a missão de dar conta da demanda por leitos de terapia intensiva tanto para o município quanto para as cidades vizinhas, que muitas vezes, são apoiadas pelo HMJ. Também temos a necessidade de dar andamento às cirurgias oncológicas e demais cirurgias de grande porte, que necessitam de pós-operatório nas unidades de terapia intensiva e, além disso, também devemos fornecer atendimento aos pacientes clínicos com doenças graves, que precisam ficar internados em terapia intensiva. Tínhamos 13 leitos, e agora estamos alterando para 23, porque há demanda para isso – resume a coordenadora do CTI do HMJ, Dra. Viviane Bogado Leite Torres.
O principal público-alvo do CTI do HMJ, que nesta quarta-feira já está de portas abertas, são os pacientes de pós-operatório; politraumatizados e com patologias cirúrgicas agudas e os com doenças graves, que precisam tanto de tratamento quanto de monitorização na UTI.
– Mais um avanço na saúde do município de Angra. Toda a equipe está trabalhando muito para que possamos oferecer uma saúde pública de qualidade – diz o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, vistoriando o local na véspera da inauguração.