Nesta quinta-feira, 28 de julho, a Secretaria de Saúde de Angra dos Reis começa a vacinar pessoas a partir dos 18 anos com a 2ª segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 – também conhecida como 4ª dose. O município segue o posicionamento do estado do Rio de Janeiro, por meio de ofício da Secretaria de Estado de Saúde recebido hoje, dando início à mudança da liberação da imunização para esta faixa etária.
Essa ampliação de idade para a quarta dose está oficializada a partir de hoje, e em campanhas como a de sábado agora, 30 de julho, quando a Prefeitura de Angra organiza mais uma ação especial de vacinação, não será diferente.
Das 9h às 16h, com o intuito de proteger a população contra a Covid-19 e a gripe (Influenza), o imunizante contra a Covid-19 será aplicado nos CEMs – Centro, Japuíba, Jacuencanga e Parque Mambucaba –, ESF Frade Praias e na UBS Bracuí. O público-alvo está relacionado a pessoas de 12 anos ou mais para a 1ª, 2ª e 3ª doses, com a quarta dose ou 2ª de reforço sendo oferecida àqueles de 18 anos ou mais. Nos mesmos locais e horários também será oferecida a vacinação pediátrica contra o coronavírus, para crianças de 3 a 11 anos – 1ª e 2ª doses –, e a vacinação contra a gripe – Influenza –, liberada para todos os públicos.
A 1ª e a 2ª doses serão aplicadas na população a partir de 3 anos e para aqueles que ainda não foram imunizados. A 3ª dose do imunizante – 1ª dose de reforço – estará disponível à população acima de 12 anos. A 4ª dose poderá ser aplicada em pessoas com 18 anos ou mais.
Para ser vacinado, o morador deve apresentar RG e CPF. As pessoas que forem receber 2ª, 3ª ou 4ª dose devem levar ainda o comprovante de recebimento da dose anterior.