Além de poderem contar, desde o dia 17 de março deste ano, com uma nova e adequada unidade voltada ao nascimento de seus filhos, as mamães do município que dão à luz no Hospital e Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) agora têm direito a um kit especial no momento da alta médica. Esta iniciativa, oficializada nesta sexta-feira, 19 de agosto, segue as diretrizes do governo municipal quanto à importância da humanização da saúde na cidade.
A entrega dos primeiros kits, que contêm material de enxoval e de higiene para os recém-nascidos, começou a ser efetuada na manhã de hoje, na recepção do HMAR. Manta, toalha, fralda, touca, meia, álcool 70, pomada contra assaduras, gazes, fraldas e lenços umedecidos, além de um folheto informativo que ensina a mãe a cuidar do umbigo do bebê, estão incluídos na bolsa que forma o kit.
A dona de casa Jéssica Silva, de 30 anos, moradora do bairro Campo Belo, foi a primeira mãe a contar com a novidade, já vestindo a touca no filho, o pequeno Arthur, de apenas dois dias de vida.
– O kit veio em boa hora. Os materiais que vêm nele vão ajudar muito, com certeza – informa Jéssica.
Em pouco mais de cinco meses de existência, o HMAR, que funciona onde anteriormente estava localizada a Santa Casa – municipalizada pela Prefeitura de Angra –, já realizou 780 partos e 4.800 atendimentos.
– Foi uma decisão difícil para o governo fazer a desapropriação da Santa Casa, transformando-a no HMAR. Mas o resultado está claro, principalmente na questão da humanização. A Prefeitura vem desenvolvendo políticas públicas que vão ao encontro das necessidades das pessoas, da população – explica o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio de Lima Sírio.
Diversas melhorias estão previstas para o local, com o objetivo de transformar o espaço num centro de referência para a mulher de Angra dos Reis.
– Angra dos Reis não tinha UTI pediátrica. Os doentes tinham que ser transferidos para outras cidades. Hoje nós já temos, funcionando com cinco leitos no HMAR. Estamos dando uma outra roupagem e um outro projeto para a antiga Santa Casa – conta o prefeito Fernando Jordão, que fez questão de andar por toda a maternidade e conversar com as mães que ali estavam.
Na primeira quinzena de setembro, a previsão é de que o Hospital e Maternidade de Angra dos Reis ganhe também uma UTI neonatal, no terceiro andar do prédio, oferecendo um tratamento ainda mais completo às mães e aos recém-nascidos do município. O secretário de Saúde Glauco Fonseca resume o sentimento relacionado aos direcionamentos da saúde na cidade.
– A saúde não pode parar, e temos que ser sempre extremamente dinâmicos. O governo pensou muito na responsabilidade e no compromisso que temos com as mães e os bebês que nascem na nossa cidade. Foi um avanço muito grande transformar o local num hospital materno infantil pediátrico.