Valorização dos agentes comunitários de saúde do município

Em evento, profissionais recebem tablets, bicicletas e equipamentos que visam às melhorias na qualidade do trabalho

Sexta-Feira, 09/09/2022 | Secretaria de Saúde .

A população de Angra dos Reis tem muito a ganhar com a valorização dos agentes comunitários de saúde (ACS). Com quase 300 profissionais do tipo na rede municipal, importantíssimos para a saúde primária, a maioria deles lotou o Iate Clube Aquidabã, na Praia do Anil, na manhã desta sexta-feira, 9 de setembro, quando um evento para distribuir equipamentos aos agentes e anunciar melhorias à categoria foi organizado.

Quatrocentos tablets e 60 bicicletas, além de repelentes, protetores solares e uniformes completos, foram destinados aos profissionais, cujas primeiras entregas aconteceram durante o evento. Também foi anunciada a contratação de 109 profissionais – recepcionistas e agentes administrativos – que irão trabalhar em 47 unidades de saúde do município, oferecendo assim a possibilidade de uma atuação ainda mais estratégica por parte dos agentes.

– Quando a gente faz uma ação como esta, de entrega de tablets, bicicletas e uniformes completos, apresentando aos agentes comunitários de saúde novos recepcionistas e agentes administrativos, estamos, na verdade, permitindo que os agentes realizem o trabalho deles, de ir para dentro dos domicílios e buscar os problemas, para depois, apresentar nos postos de saúde para encontrar as soluções – explica o secretário de Saúde Glauco Fonseca.

A previsão é que os recepcionistas e agentes administrativos comecem a trabalhar em duas semanas. Eles foram aprovados no processo seletivo simplificado da saúde que ofereceu 251 vagas para profissionais diversos da área. O objetivo é, cada vez mais, oferecer saúde com excelência à população.

– Os equipamentos e contratações são de grande importância, até para que a gente consiga exercer nossa função junto à população. Trabalhar com a parte administrativa acabava nos prendendo muito à unidade. Nosso trabalho vai melhorar bastante em vista de como estava – declara a agente comunitária de saúde Cassiane Almeida Carvalho, de 38 anos, que trabalha na ESF Vale da Banqueta.

Num universo de quase 300 agentes comunitários, todos receberão tablets. O restante dos aparelhos será entregue aos agentes de endemia, assim como também serão utilizados por profissionais internos dos postos de saúde – alguns tablets ficarão como aparelhos reserva, em caso de algum problema técnico. Já as bicicletas serão utilizadas pelos agentes que trabalharem nos bairros mais planos, que geralmente são os mais extensos, na intenção de que o deslocamento deles seja melhorado.

– Estamos oferecendo condições de trabalho para que os agentes comunitários de saúde possam fazer com que tenhamos cada vez mais uma saúde de excelência. Temos que prestigiar esses profissionais, para que eles possam continuar desenvolvendo esse importante trabalho – explica o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.

A saúde é tratada como prioridade pela Prefeitura de Angra. Os investimentos na área têm como objetivo oferecer à população uma saúde pública com a mesma qualidade da saúde privada, assim como um ambiente que facilite o trabalho dos profissionais.

– Fico muito incomodado quando alguém fala que a saúde pública é ruim e a saúde privada é boa; que quando o hospital é particular é bom, e quando é público é ruim. Os agentes comunitários estão aqui justamente para ajudar a oferecer uma saúde pública de qualidade, cada vez mais, e o investimento que estamos fazendo nos profissionais também entrega melhorias à população – resume o prefeito Fernando Jordão.

Secretarias relacionadas: Saúde