Outubro Rosa com conscientização à população no CEM Centro

Palestras sobre autoexame, workshop de maquiagem e testagem para doenças sexualmente transmissíveis fazem parte da programação

Quarta-Feira, 26/10/2022 | Secretaria de Saúde .

Aqueles que na quarta-feira, 26, esperavam para serem atendidos no CEM Centro, acabaram recebendo palestras sobre o autoexame das mamas antes mesmo de entrarem na unidade. A ação, referente ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, foi realizada durante todo o dia e também acontecerá na quinta-feira, 27, contando com ações de saúde gratuitas voltadas à população e às funcionárias do local.

A primeira palestra desta quarta-feira aconteceu às 8h30, e foi repetida às 13h30, na porta de entrada do CEM Centro. Explicando para mulheres e homens sobre como funciona o autoexame das mamas e a respeito da importância dele para a saúde da mulher, a enfermeira Andréa Nakano falou sobre autocuidado.

– Estamos abordando o Outubro Rosa, que é um mês que reforça para as mulheres a necessidade de ter o cuidado com sua própria saúde, através do autoexame das mamas – disse Andréa, enquanto o público, formado por usuários do CEM Centro, ouvia com atenção.

Também estão sendo oferecidas até amanhã consultas de enfermagem voltadas à naturopatia – medicina alternativa com práticas naturais – e auriculoterapia –técnica terapêutica para estabelecer o equilíbrio energético do corpo. Além disso, testes rápidos para sífilis, HIV e hepatite B e C serão oferecidos nos seguintes horários: 9h30 às 12h e 14h às 16h. O público interno da unidade também não foi esquecido: as funcionárias participaram nesta quarta-feira, 26, de um workshop de cuidados com a pele e maquiagem, ministrado pela enfermeira e diretora de marca de cosméticos Danúbia Nascimento.
Enquanto esperava por um atendimento na farmácia do CEM Centro, a dona de casa Iza Nascimento, de 63 anos, moradora do bairro Japuíba, prestou atenção a cada detalhe referente à palestra sobre o autocuidado com as mamas. E fez questão de reforçar.

– Eu acho que é uma ação excelente, porque só assim você consegue conscientizar as pessoas. É importante que todas as mulheres façam os seus exames de rotina e o autoexame – resume Iza.