Sarau sobre saúde mental na Clínica da Família

Evento, que faz parte do Janeiro Branco, levou música, arte e conversas sobre a temática aos participantes

Quinta-Feira, 12/01/2023 | Secretaria de Saúde .

Como parte integrante do Janeiro Branco, mês alusivo às questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional, foi realizado nessa quarta-feira, 11, um sarau sobre saúde mental na Clínica da Família, localizada na Rua das Palmeiras, no Centro, que contou com muita cultura e bate-papo para todos que participaram da ação.

Durante o evento foram expostos artesanatos, desenhos e peças produzidos pelos próprios usuários da Clínica da Família. Além disso, cartazes estratégicos afixados no local ofereciam informações e dados sobre a saúde mental, tudo isso, vale ressaltar, com trilha sonora ao vivo, feita com violão, vozes e empatia.

– O Janeiro Branco é um mês dedicado à conscientização das pessoas em relação à saúde mental. Com a pandemia de coronavírus, os casos de depressão e ansiedade aumentaram consideravelmente. O Janeiro Branco vem para mostrar que temos que pensar em saúde mental o ano inteiro – explica a assistente social Roselaine de Souza, de 47 anos, uma das organizadoras do evento na Clínica da Família.

Ao longo de todo mês serão realizados vários eventos em diversas unidades de saúde do município. Eles vão contar com rodas de conversa, dinâmicas, distribuição de folhetos informativos e transmissão de informações sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). Para a professora Nazaré Braga da Silva, de 47 anos, moradora da Praia do Anil, o sarau foi muito positivo.

– Esse evento conseguiu manter a minha mente mais ocupada e me fez ficar mais centrada nas coisas, elevando a minha autoestima. Há muito tempo não pegava num pincel, para pintar, e com um incentivo da minha psicóloga, eu voltei a fazer coisas que eu gostava de fazer. Estou me sentindo melhor comigo mesma – informa Nazaré

Na quarta-feira, 25 de janeiro, a campanha será encerrada com a participação de todos os profissionais envolvidos – psicólogos da rede, profissionais das Esfs, Nasfs, Caps e de Programas Especiais e Ciclos de Vida (SUAPR) – e das secretarias parceiras – Secretaria Executiva de Assistência Social e Secretaria de Esportes e Lazer –, numa caminhada pelas ruas com atividades esportivas e recreativas intitulada “Mega Ação Dia B”.

– O cuidado com a saúde mental tem que ser diário. Muitas vezes, achamos que são necessárias grandes coisas para podermos cuidar da nossa saúde mental, mas, na verdade, não. O que precisamos é de diretos garantidos e básicos, e poder fazer coisas das quais gostamos. A ideia do sarau é exatamente essa: que as pessoas possam cantar, mostrar uma pintura ou um artesanato ou poder ensinar ao outro como fazer algo que a gente gosta. São pequenas atitudes, simples, que fazem com que muitas pessoas se conectem com o sentido maior para a vida – conclui a psicóloga Bruna Tadeusa, de 35 anos, que também organizou o sarau.

PROGRAMAÇÃO JANEIRO BRANCO

“Dia B” – todas as quartas-feiras de janeiro (04, 11,18, e 25), sendo a última o dia da grande mobilização – “Mega Ação Dia B”.

18/01/23 – Caminhada – Costeirinha / Roda de conversa – ESF Abraão / Roda de conversa sobre acolhimento de emoções – Postão (Parque Mambucaba) / Roda de conversa e realização de Práticas Integrativas Complementares (Pic’s) – ESF Marinas / Realização de Práticas Integrativas Complementares (Pic’s) – CEM Jacuecanga / Realização de Práticas Integrativas Complementares (Pic’s) – ESF Monsuaba.

25/01/23 – Grande Ação Janeiro Branco – Caminhada e diversas atividades na tenda (Pic’s, rodas de conversas, oficinas etc.) – Centro.

Horário dos eventos: das 9h às 12h (com exceção da caminhada com saída da Áurea Cruz, no Parque Mambucaba, que acontece das 8h às 12h).