Saúde inicia cadastramento para Tratamento Fora Domicílio

Ação tem como objetivo aperfeiçoar o serviço e é voltada àqueles que precisam de tratamentos específicos em outros municípios

Quinta-Feira, 23/03/2023 | Secretaria de Saúde .

A Secretaria de Saúde está organizando um cadastro voltado àqueles que utilizam o Tratamento Fora Domicílio (TFD), que consiste na ajuda de custo oferecida aos pacientes atendidos na rede pública ou conveniada/contratada do SUS que dependem de tratamentos específicos fora do município.

Para o cadastro, o paciente que utiliza o TFD precisa ir à Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Almirante Machado Portela, nº 85, no Balneário – loja 3 –, onde fica o setor. Os documentos que devem ser apresentados são: cartão nacional do SUS, RG, CPF e comprovante de residência, além de uma cópia do agendamento do TFD, que serve como uma comprovação do tratamento. A sugestão é de que em sua ida ao setor para pegar a passagem ou agendar os procedimentos, o morador aproveite para efetuar o cadastro.

– Toda vez que o paciente precisava agendar atendimento fora da cidade tinha que levar cópia de comprovante de residência e RG. Com esse cadastro, isso não vai acontecer mais. Vamos tirar uma foto do paciente, que vai fazer todo o cadastro, pegaremos os comprovantes e tudo vai ficar salvo dentro do sistema. Quando os dados desse usuário forem necessários, já vamos enviar o que temos dentro do sistema ao Rio ou a outros prestadores – informa a enfermeira Mayara Athanázio Diogo, da direção do Departamento do Complexo Regulador de Angra dos Reis.

O objetivo é oferecer mais rapidez aos pacientes, maior controle no fluxo de atendimentos e diminuir a burocracia nos agendamentos.

– O atendimento que vai oficializar o cadastro será um pouco mais longo, mas valerá a pena para o paciente nos próximos contatos, já que ele não vai mais precisar de cópias de documentos. Para a Saúde, o benefício será o de ter um planejamento melhor, ao mesmo tempo em que oferecerá mais praticidade e qualidade aos usuários – frisa o secretário de Saúde, Glauco Fonseca.