Localizada na Alameda dos Sabiás S/N, no Pontal, a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro passou por uma reforma e foi entregue na sexta-feira, 31 de março, à população, durante um evento que contou com a presença de representantes da Prefeitura de Angra e moradores da localidade.
Apesar de ser uma unidade pequena, a ESF do Pontal é de grande importância para o bairro, já que não existem unidades de saúde próximas no entorno. Agora, ela passou por uma readequação dos cômodos e também conta com uma recepção, uma sala de espera mais confortável e um consultório reformado.
– A principal reclamação dos moradores sobre a ESF era ter que aguardar do lado de fora pelo atendimento. Então, fizemos uma ampliação na recepção, trocamos todo o mobiliário, e colocamos ar-condicionado. Hoje, o que estamos entregando para a ESF do Pontal é aquilo que entregaremos para o resto do município: dignidade de atendimento – explica o secretário de Saúde Glauco Fonseca.
A ESF conta agora com uma copa, sala de vacina e sanitários também reformados. Além disso, recebeu nova cobertura, pintura e pastilhamento. Melhorias importantes tanto para a população que será atendida na unidade, quanto para o grupo de profissionais que atenderão os moradores, composto por enfermeiro, técnico de enfermagem, médico e três agentes comunitários de saúde.
– É uma entrega muito importante, ligada à saúde primária. As ESFs são as portas de entrada da saúde. Temos que colocar toda nossa energia nisso, de maneira que a população se sinta integrada ao sistema de saúde e que seja muito bem tratada – declara o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti.
A ESF do Pontal oferece vacinação, preventivos, testes rápidos e atendimento médico e de enfermagem. Após cumprimentar os moradores do bairro durante a entrega da unidade, o prefeito Fernando Jordão falou sobre a reforma e principalmente do papel importantíssimo daqueles que oferecerão os serviços da ESF à população.
– É uma unidade que, agora reformada, vai ajudar ainda mais os moradores. A estrutura é importante, ter um lugar confortável e com ar-condicionado, mas os profissionais de saúde é que são fundamentais para entregar uma melhor qualidade de vida à população – reforça o prefeito.
Moradora do Pontal, a doméstica Roseli da Silva Estevam, de 40 anos, fez questão de vistoriar a unidade reformada. Após a visita, ela contou que aprovou o que viu durante a entrega da ESF.
– Os médicos sempre atenderam muito bem aqui na unidade. O espaço é que era bem pequeno, sem condições para a quantidade de moradores que o bairro tem. Agora, a unidade está maravilhosa, e as pessoas vão conseguir esperar pelo atendimento com mais comodidade – declara Roseli.