Saúde realiza mais de 590 mil atendimentos em 2023

Atualmente, 84% da população de Angra é atendida pela rede pública do município, totalizando 176 mil usuários no Sistema Único de Saúde

Quarta-Feira, 14/06/2023 | Secretaria de Saúde .

Atualmente no Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais de 70% da população é atendida pelo SUS. Em Angra dos Reis, segundo uma pesquisa realizada pela Prefeitura, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – CIEVS, este número chega na casa dos 84%, totalizando mais de 176 mil usuários na rede pública municipal. Desta forma, um serviço de saúde transparente, eficiente e acolhedor é essencial para a promoção do bem-estar de toda a população angrense.

Entre janeiro e junho de 2023, foram realizados 590.687 procedimentos médicos na cidade. Este número, em uma média, representa que cada usuário da saúde pública foi atendido 3,4 vezes nos últimos meses.

- Ao ver a evolução dos números da saúde de Angra e acompanhar de perto o trabalho realizado, sinto um orgulho de toda equipe de profissionais que atendem o município. Ao ver o dia a dia da saúde no estado, posso afirmar que o município de Angra conta com os melhores profissionais de todo o Rio de Janeiro. Posso garantir também que só alcançamos esses números por causa da dedicação de todos aqueles que fazem parte do sistema de saúde de Angra – afirmou o Secretário de Saúde, Glauco Fonseca.

Com serviços que também são destaques na saúde de Angra, a UPA Infantil Agda Maria também é uma importante unidade da saúde angrense. Desde sua fundação em 2017, mais de 360 mil atendimentos já foram realizados. Em 2023, mais precisamente nos meses de março e abril, quando demanda é maior em decorrência dos casos de gripe, a unidade manteve uma média de 300 atendimentos por dia. Ao longo do ano, mais de 25 mil consultas já foram realizadas no local.

- Volto a destacar o trabalho de todos os nossos profissionais que são fundamentais para a qualidade da saúde angrense. Na UPA, todos os dias contamos com 4 médicos que ficam disponíveis para o atendimento das crianças, tanto nos consultórios quanto nas outras salas da unidade, como a sala vermelha ou amarela, por exemplo – comentou o Secretário.

Também em 2023, a Secretaria de Saúde realizou 496.000 exames laboratoriais, totalizando cerca de 40 mil pessoas atendidas, com apenas quatro ouvidorias sendo criadas em relação aos atendimentos. Este número, além de destacar a efetividade dos atendimentos em Angra, também chama a atenção para a importância das ouvidorias e da participação ativa dos usuários do SUS na saúde angrense.

- Junto com o trabalho eficiente que vem sendo realizado pela Prefeitura, também temos que destacar que a Secretaria de Saúde está focada em um ambiente transparente que possibilite ouvir os usuários para que melhorias possam ser feitas nas nossas unidades – destacou o Secretário de Saúde.

O Sistema Único de Saúde de Angra dos Reis conta com uma ouvidoria pelos telefones 3364-4844 e 3365-2803. O usuário também pode preencher um formulário online no site oficial da Prefeitura de Angra. A participação de todos é fundamental para o desenvolvimento da saúde de Angra dos Reis.

Contratação de novos médicos

Pensando em melhorar ainda mais a qualidade dos atendimentos prestados, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando a contratação de 25 novos médicos para a unidades públicas de Angra dos Reis. Desta forma, além de um trabalho mais abrangente e eficiente para os usuários, a Prefeitura de Angra também resolve a questão da falta de médicos em períodos de férias de alguns profissionais.

- No total, vamos realizar a contratação de 25 médicos para as nossas unidades de saúde, sendo que 13 deles fazem parte do Programa Mais Médicos. Com isso, o poder público continua entregando um trabalho voltado para o desenvolvimento da saúde no município, com uma gestão de qualidade e que visa sempre trazer melhorias para aqueles que utilizam a saúde pública em Angra dos Reis – finalizou o Secretário.

Secretarias relacionadas: Saúde