Conselho de Ética em Enfermagem toma posse no HMAR

Cerimônia, que apresentou os 11 conselheiros que atuarão de 2023 a 2026, contou com a participação de representantes do COREN-RJ

Sexta-Feira, 18/08/2023 | Secretaria de Saúde .

Uma ligação inédita entre o Hospital e Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) e o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN-RJ) foi estabelecida na manhã desta sexta-feira, 18 de agosto. Nesta data, no auditório do HMAR, tomou posse o Conselho de Ética em Enfermagem da instituição, que, de agora em diante, tem a missão de conduzir os profissionais à garantia do cumprimento do código de ética em toda a assistência prestada aos pacientes.

Mais de 40 profissionais do HMAR participaram da cerimônia de posse, que contou também com a presença de representantes do COREN-RJ. A diretora de enfermagem do HMAR, Maria Cavalcante, falou sobre o papel e a importância da comissão recém-formada, um marco referente ao setor de enfermagem da instituição.

– É uma comissão formada por 11 membros, enfermeiros e técnicos de enfermagem, que foram eleitos por votação e ficarão na comissão até 2026. A partir de agora, temos um órgão fiscalizador dentro do HMAR, e todo profissional será ainda mais instruído sobre o código de ética da profissão. Toda paciente que chegar ao HMAR terá ainda mais certeza de que será amparada por profissionais que prezam pelo código de ética – explica Maria Cavalcante.

Escolhida para ser a presidente do Conselho de Ética em Enfermagem do HMAR, a enfermeira Karina de Souza Ramos tomou posse oficialmente junto de seus companheiros, ao final da cerimônia. Ela falou sobre as expectativas relacionadas à participação no grupo.

– A ideia é fazer eventos educativos, para que a enfermagem se sinta confortável em atuar naquilo que é de caráter profissional. Também queremos estabelecer o fornecimento de mais conhecimento aos profissionais da área dentro do HMAR – resume Karina.