CAPSII comemora 30 anos com semana de eventos

Tratamento de beleza, visita ao zoológico de Volta Redonda e piquenique na Praia do Bonfim são algumas das atividades incluídas nos festejos

Segunda-Feira, 21/08/2023 | Secretaria de Saúde .

O Centro de Atenção Psicossocial II (CAPSII), serviço de saúde mental voltado às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, completou 30 anos de funcionamento no município. Para comemorar as três décadas de atuação, nada mais justo do que uma programação extensa, apoiada pela Prefeitura de Angra, escolhida com a participação dos próprios usuários. Na manhã desta segunda-feira (21/08), aconteceu a abertura da semana de eventos comemorativos, que contou com muita música, dança e maquiagem, em parceria com profissionais do Instituto Embeleze, em um espaço na Rua José Riegert, no Centro.

– Temos muitas lutas pela frente, mas dentro desse período também tivemos vitórias. Esta é uma semana para comemorar o que foi conquistado nos últimos anos, com atividades que eles gostam e ajudaram a escolher – explica a assistente do CAPSII, Michele da Costa Silva, de 34 anos, moradora do bairro Ariró, que desde 2008 trabalha na instituição.

Na terça (22), os usuários vão passear no zoológico de Volta Redonda, em parceria com a Eletronuclear; na quarta (23), farão uma passeata pelos 30 anos do CAPSII, finalizada com um corte de bolo; na quinta (24), terá um piquenique na Praia do Bonfim, em parceria com o Noa CaNoa, clube de canoa havaiana voltado ao contato com a natureza e à socialização; na sexta (25), a comemoração será encerrada no próprio CAPSII, com bingo, gincana e karaokê.

– Estou achando tudo ótimo, com eventos maravilhosos para que a gente possa interagir. Pretendo participar de tudo, todos os dias – declara a aposentada Jurema Ribeiro do Nascimento, de 58 anos, moradora do Belém, após passar por uma sessão de maquiagem oferecida no primeiro dia do evento.

O CAPSII, que presta atendimento diário em diversas modalidades de assistência de forma gratuita, foi inaugurado no dia 20 de agosto de 1993. Funciona com encaminhamento ou demanda espontânea, de segunda a sexta, das 9h às 18h – com exceção de quarta-feira, que funciona apenas no período da manhã. O serviço fornece consulta psiquiátrica, atendimento psicológico, atividades em oficinas terapêuticas, medicação assistida, acompanhamento social e familiar, alimentação, autocuidado e ações de incentivo ao protagonismo.