Mais de 30 profissionais do Hospital e Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) assistiram na terça-feira, 29 de agosto, à palestra ministrada pela delegada Vanessa Martins, da Delegacia de Atendimento à Mulher (DEAM) do município, sobre a conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A atividade, integrante do Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, aconteceu no auditório do HMAR, às 16h. De acordo com a delegada, as informações e dados cedidos durante a conversa são importantes para todos.
– Mais de 70% dos casos de agressão física contra a mulher acontecem em âmbito doméstico. Na palestra buscamos explicar sobre o nosso dia a dia na Delegacia de Atendimento à Mulher e sobre os tipos de violência sofridos por elas. Também falamos sobre como denunciar e sobre como se enxergar como uma vítima de violência, já que, muitas vezes, por estarem imersas num ciclo de violência, as mulheres têm dificuldade para tal – explica a delegada.
Violência física, sexual, psicológica, patrimonial e moral são as modalidades infelizmente usuais que muitas mulheres têm que lidar em seus cotidianos. A Lei Maria da Penha, prestes a completar 17 anos de publicação, representou um grande avanço no combate à violência contra as mulheres por estipular punição adequada aos agressores, mas este é um tema que não pode deixar de ser debatido.
– Achei a palestra muito importante porque trouxe clareza às mulheres, já que muitas não sabem que estão passando por isso e sofrem caladas, sem saber a quem recorrer. Aqui no HMAR trabalhamos com mulheres, todos os dias. Por isso, acho que o evento foi essencial para todos os profissionais – comenta a auxiliar administrativa do HMAR, Luciana Lima dos Santos, de 39 anos, moradora do Santo Antônio que assistiu toda a palestra.