Foram inaugurados na tarde de quarta-feira, 6 de setembro, no Hospital e Maternidade de Angra dos Reis (HMAR), quatro leitos de UTI Neonatal, que a partir de agora começam a oferecer tratamento e apoio especializados aos recém-nascidos do município com necessidade de cuidados neonatais intensivos.
Os leitos são habilitados pelo Ministério da Saúde e mantidos pela Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, que também ficará responsável pela regulação deles.
– São quatro leitos municipais. Temos em Angra outros 15 leitos estaduais, regulados pelo estado, como esses novos também são. Porém, é importante que tenhamos esses quatro leitos para que possamos manter o atendimento à gravidez de alto risco e a própria possibilidade de captar mais recursos à saúde. Com esses quatro leitos do SUS, chamados de leitos municipais, conseguiremos ampliar os nossos trabalhos na área – explica o secretário de Saúde, Glauco Fonseca
A equipe que vai atuar nos novos leitos de UTI Neonatal do HMAR será composta por pediatras e enfermeiros neonatologistas, plantonistas e rotina, além de fisioterapeutas plantonistas. Ao lado do prefeito Fernando Jordão, que visitou o espaço, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cláudio Ferreti, falou sobre a novidade.
– É muito importante que o HMAR conte com esses leitos. Isso faz com que, cada vez mais, tenhamos uma maternidade de qualidade, com condições de atender a todos os moradores da região – declara o secretário de Governo e Relações Institucionais.
O primeiro bebê a nascer no HMAR veio ao mundo no dia 17 de março de 2022. De março daquele ano até 31 de agosto de 2023, foram realizados 2.585 partos na unidade, sendo 1.056 partos normais e 1.529 cesarianas. O total de atendimentos no HMAR, Acolhimento e Classificação de Risco (Emergência Obstétrica), até o momento, é de 17.226. A unidade conta com 57 leitos no total, nas modalidades cirúrgico, clínico, ginecológico, isolamento, pré-parto, Neonatal, Cuidados intermediários (UCIN) e CTI Adulto.
– Os quatro leitos são financiados diretamente pelo município, que faz a gestão deles. É um grande avanço já que, junto aos outros leitos que temos de Unidade Intermediária, seguimos na direção de organizar um complexo voltado à maternidade e também aos bebês prematuros – declara a diretora executiva do HMAR, Patrícia Neves Gomes.
Além de ter aproveitado a oportunidade de visitar ao HMAR para também conhecer a sala acolhedora, que atua em parceria com a Sala Lilás, e o espaço de fisioterapia da unidade, o prefeito Fernando Jordão reconheceu a importância da inauguração dos quatro leitos de UTI Neonatal.
– O Hospital e Maternidade de Angra dos Reis veio para dar todo o apoio às crianças e mães do município no momento do nascimento, principalmente àquelas que não tem plano de saúde. É a saúde pública avançando a cada dia – resume o prefeito.