Angra recebe certificação para Ação em Aleitamento Materno

Município foi reconhecido pela campanha promovida para incentivar a amamentação em livre demanda

Terça-Feira, 12/09/2023 | Secretaria de Saúde .

A campanha promovida durante o Agosto Dourado para incentivar a amamentação em Angra dos Reis surtiu um resultado muito positivo. Pela primeira vez, o município recebeu a certificação da Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) –, um reconhecimento oferecido por uma rede mundial que acredita na amamentação como um direito de todas as mulheres e crianças.

O certificado valoriza cada profissional que esteve envolvido em ações geradoras de ideias e projetos voltados à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno no município, efetuadas por meio da articulação entre as áreas técnicas de Saúde da Criança, Alimentação e Nutrição e equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) da Secretaria de Saúde de Angra dos Reis.

As atividades voltadas ao tema incluíram desde o trabalho de formação de multiplicadores na Iniciativa da Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), passando pelo lançamento da campanha do Agosto Dourado até o Seminário de Avaliação da Iniciativa da Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), quando foram apresentadas ações e propostas para melhoria dos índices de aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida e continuado até 2 anos ou mais, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde.

– A certificação recebida encerrou o Agosto Dourado, mês dedicado à promoção do aleitamento materno, com chave de ouro. As principais ações realizadas durante o mês que passou foram pautadas na importância da rede de apoio para o sucesso da amamentação, abordando a mensagem “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham” – informa a nutricionista Maria Roberta Pereira Matias de Medeiros, coordenadora da área técnica de Alimentação e Nutrição do município.

As próximas metas do município em relação ao aleitamento têm a ver com o investimento na manutenção das equipes já capacitadas na IUBAAM e na ampliação da capacitação da IUBAAM para outras equipes de ESFs ainda não capacitadas, por meio da formação de mais 25 profissionais ainda em 2023.