Na última quarta-feira, 17 de maio, uma ação conjunta da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Urbanização, Parques e Jardins ofereceu práticas integrativas para a população de Angra na Praça Amaral Peixoto, no Centro.
A ação faz parte de um projeto da Prefeitura de Angra para levar as mais variadas práticas para os espaços públicos da cidade. O objetivo é ocupar essas áreas com atividades e eventos que gerem uma aproximação do poder público com a população angrense.
- A Praça Amaral Peixoto, conhecida como Praça do Porto, é um ótimo local para as pessoas descansarem, aproveitarem as práticas de lazer e se aproximarem da natureza, se tornando um local próprio para a família angrense. Com o evento de hoje, além de divulgar as ações da saúde, estamos oportunizando saúde e bem-estar para a população – comentou a Secretaria de Urbanização, Parques e
Jardins, Beth Brito.
Durante o encontro, a Prefeitura ofereceu práticas de auriculoterapia, aromaterapia, reiki e danças circulares que auxiliam em melhorias na saúde dos participantes.
- O evento Saúde na Praça visa trazer as práticas integrativas para as praças de Angra. Desta forma, é possível gerar um movimento nos espaços públicos, trazendo mais saúde para os moradores e divulgando essas importantes práticas que são oferecidas pelo SUS – destacou Luiza Peixoto, Coordenadora da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares.
As práticas oferecidas, além de despertarem o interesse da população, também possibilitaram que os participantes aproveitassem o espaço ao ar livre e assim melhorem a relação deles com o meio ambiente e as praças da cidade.
- Está sendo muito bom, espero que sejam realizadas mais atividades como essa. Atividades ao ar livre permitem que a gente se aproxime de pessoas e possibilita que novas amizades sejam feitas – comentou Maria da Glória, moradora do Frade.
Alguns dos participantes do Saúde na Praça já praticavam as atividades que são oferecidas gratuitamente na rede pública de saúde. Ary Marcolino, de 66 anos e morador da Jacuecanga, contou a sua história e os benefícios que as práticas trouxeram para a sua vida.
- É muito importante praticar essas atividades físicas, como a dança circular, principalmente com a participação de todos ao ar livre, que auxilia na melhora da minha saúde. Destaco ainda a necessidade da participação masculina em práticas como a de hoje, pois ainda existem muitos casos de homens que não participam por vergonha ou machismo – comentou o morador.
Todas estas atividades são gratuitas e os interessados em praticar devem se dirigir à unidade de saúde responsável pela prática desejada. Para mais informações, o morador pode entrar em contato com a Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares, pelo telefone (24) 3377-6538.
PRÁTICAS OFERECIDAS
ASHTANGA YOGA
Estádio Municipal – segunda a sexta, às 7h50
REFLEXOLOGIA PODAL
CEREST - Secretaria de Saúde - conforme agendamento (para os trabalhadores)
AURICOLOTERAPIA
ESF Camorim Pequeno – terça e quinta
ESF Jacuecanga – segunda e quarta à tarde
ESF Petrobras – terça à tarde
ESF Cantagalo – segunda às 14h30
ESF Carioca – quinta à tarde
Clínica da família – terça à tarde
ESF Marinas – quinta à tarde
ESF Encruzo da Enseada – terça às 9h e às 14h
ESF Nova Angra II – segunda às 14h
ESF Monsuaba – terça à tarde
ESF Portogalo – terça e quinta de manhã
AROMATERAPIA (GRUPO DE CONTROLE DE TABAGISMO)
ESF Camorim - segunda de manhã
ESF Jacuecanga – terça de manhã
ESF Petrobras – terça de tarde
LIAN GONG e DANÇA CIRCULAR
ESF Frade Praias – terça às 8h
Clube do Frade – quarta e quinta às 7h30
REIKI
Frade Constância – sextas-feiras
TERAPIA DE FLORAIS
CEM Centro – quarta à tarde
OFICINA DE ARTESANATO
Igreja Nossa Senhora Aparecida
Balneário – terça, às 14h.