As comemorações de 12 anos do Centro Cultural Theophilo Massad, um dos mais importantes espaços culturais de Angra, começou ontem, 24, a partir das 19h, e vão se estender até a noite de domingo, com música de extrema qualidade, lançamento de livro e palestra sobre fotografia. Todos os artistas estão convidados.
A festa começou em grande estilo com os dois corais mantidos pela prefeitura, através da Fundação Cultural de Angra (Cultuar): o Coral da Cidade, que já completou 42 anos de fundação, e o Coral Infantil, de 20 anos de fundação, ambos regidos pelo maestro Moacir Saraiva, dando um grande show.
Com repertórios repletos de música popular brasileira, música africana e música clássica, os corais encantaram e emocionaram o público que encheu os salões de exposição do Centro Cultural para assisti-los e para cantar o parabéns para o espaço cultural, que foi fruto de reivindicação do movimento popular através do projeto “Teatro já no galpão da Ovar”.
Presentes na abertura do evento estavam a presidente da Cultuar,Stella Salomão, acompanhada pelo diretor cultural Narciso Gonçalo; o presidente do Ateneu Angrense de Letras e Artes , Érico da Fonseca; a responsável pela administração do Centro Cultural, Conceição Brasil; o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Mauro Nask; e diversos artistas da cidade.
Em volta da mesa do bolo de aniversário, junto com as autoridades, estavam as crianças do Coral Infanto-juvenil, que puxaram o parabéns para você: Maria Eduarda, Amaro, Ana Luíza, Ana Clara, Anaiê, Gláucia, Bia e Hugo. A cantora mirim Gláucia, 8 anos, moradora da Japuíba, se destacou do grupo a solicitar feliz, em voz bem alta, que todos dessem um viva para o teatro. “Para o teatro, nada? Tudo? Como é que é? É big, é big, é hora, é hora.... .Viva o teatro!” Teatro é a forma carinhosa de como o Centro Cultural é chamado pela maioria dos artistas da cidade.
A presidente da Cultuar, Stella Salomão, explicou para os presentes que brevemente vai entregar oficialmente o Centro Cultural totalmente reformado, “novinho em folha” para os artistas, com toda a parte de obras físicas nos três andares prontas. O mobiliário novo já foi entregue para todos os cômodos e já estão instalando o equipamento de refrigeração central.
Ela afirmou que entende as reivindicações dos artistas para que o Centro Cultural volte a funcionar plenamente, porque é o espaço de trabalho deles. “Entendemos que as reivindicações. de vocês artistas, são justas e estamos trabalhando da melhor maneira possível para atender a todos vocês”, explicou Stella.
No início de maio, a Cultuar reabriu os salões de exposições do espaço, que está abrigando uma bela exposição de 12 artistas plásticos de Angra, que pode ser visitada por todos até o dia 31 de maio.
A festa de aniversário continua até o dia 26, com exposição de artistas plásticos, palestras da Afocar, lançamento de livro e apresentação musical com Adrén Alves (voz), Marília Selvati (piano e Antônio Cabelo (percurssão).
Programação de aniversário
Dia 24
19h- Apresentação do Coral Infanto-juvenil, sob a regência de Moacir Saraiva
19h30- Apresentação Coral da Cidade sob a regência de Moacir Saraiva
20h- Parabéns seguido de corte de bolo de aniversário
Dia 25
19h- Bate-papo com a Afocar e palestra com Francisco Pinto e Márcia Shal.
Dia 26
18h- Lançamento do livro “De ponta a cabeça”, de Dilo Guasque e Roberto de Carvalho.19h- Encerramento e premiação do 27º Concurso de Poesias Brasil dos Reis.
20h- Apresentação musical com Adrén Alves (voz), Marília Selvati (piano) e Antônio Cabelo (percurssão).
.