Durante dois dias cerca de 70 profissionais da rede de ensino municipal participou do 1º Encontro do Projeto Trilhas, no Centro de Formação Continuada (Rua Prefeito João Gregório Galindo - Morro da Cruz, anexo à E. M. Prefeito Francisco Pereira Rocha). A especialização de diretores e pedagogos aconteceu na segunda-feira, 23 e na terça-feira, 24 de julho. A realização do projeto foi da Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia
Lançado pelo Instituto Natura em 2009, o Projeto Trilhas consiste em um conjunto de material que visa orientar e instrumentalizar professores e dirigentes de escolas públicas para a prática pedagógica no campo da leitura, escrita e oralidade, com o intuito de inserir as crianças do 1° ano do ensino fundamental em um universo letrado.
O objetivo principal é promover o acesso à cultura escrita aos alunos em processo de alfabetização, a partir de propostas que contribuam para o desenvolvimento e aprimoramento da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que fornece instrumentos e apoia o trabalho dos professores.
O Projeto Trilhas conta com o apoio de uma rede de ancoragem formada pelos representantes do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e por professores universitários que adotam o papel de formadores estaduais. Além desses, participam, diretamente, técnicos municipais e estaduais de educação nos encontros estaduais e, indiretamente, por meio de formação continuada nos municípios e nas escolas, os diretores escolares e/ou coordenadores pedagógicos e professores.
.