Vento causa transtorno na Estrada do Contorno

Apesar de índice pluviométrico diminuir, vento derruba diversas árvores pelo município

Segunda-Feira, 07/01/2013 | .

No início da noite de domingo, dia 6, uma forte rajada de vento derrubou diversas árvores em vários pontos de Angra dos Reis. O vento atingiu 74 km/h e causou interrupção no abastecimento de energia. A Defesa Civil municipal contabilizou, somente na Estrada do Contorno, oito árvores que não resistiram à força do vento. Três delas caíram sobre a rede elétrica, afetando os moradores do Bonfim, Vila Velha, Retiro e Enseada.

No morro da Glória II, Belém e Japuíba árvores caíram sobre residências, que foram interditadas pelos agentes da Defesa Civil. Na BR-101 uma árvore caiu nas proximidades da ponte do Ariró, obstruindo parcialmente a rodovia por alguns minutos. Os agentes da Defesa Civil trabalharam no corte de árvores até a 1 hora da madrugada em vários pontos do município, para garantir a segurança da população. Durante esta segunda-feira, dia 7, os engenheiros da unidade farão uma avaliação estrutural das residências atingidas pelas árvores.

BALANÇO DAS CHUVAS

Apesar de o índice pluviométrico ter diminuído, a Defesa Civil permanece atenta às áreas de risco. O acumulado desde o início das chuvas (dia 2) é de 480,5 mm, sendo que o esperado para todo o mês de janeiro era 200 mm. Até o momento a Gerência de Engenharia da Defesa Civil realizou 412 vistorias em residências e/ou áreas e 96 interdições.

Apesar da melhora do tempo, o município continua em estado de emergência, pois o solo ainda está encharcado e o risco de deslizamento de encostas continua alto em algumas localidades. Os agentes da Defesa Civil estão vistoriando residências, monitorando o solo e fazendo o trabalho de preservação de vidas, orientando as famílias residentes em áreas de risco a procurarem um abrigo seguro em caso de chuvas intensas. Há também um trabalho de conscientização para evitar o retorno de famílias a residências interditadas.

No momento estão sendo acolhidas 113 pessoas em quatro abrigos. O número de pessoas nos abrigos diminuiu em relação a sábado, já que o abrigo da Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba, e o da Escola Municipal Raul Pompeia, na Monsuaba foram desativados. Os abrigos estão funcionando na Escola Estadual Conde Pereira Carneiro, no Centro (32 pessoas); ) Escola Municipal Cleusa Fortes Jordão (23); Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade (20); e na Escola Municipal Tânia Rita de Oliveira - Ciep Belém (38). A Secretaria de Obras e o Serviços Públicos está executando intervenções de recuperação de vias, limpeza de canais e valas em toda a cidade, mas a ação está mais concentrada na área sul do município, onde estão os bairros mais afetados, como Bracuí, Santa Rita e Frade. Há frentes de trabalho também nos bairros Marinas, Morro do Tatu e Sapinhatuba I.

Secretarias relacionadas: